|
|
Linha 1: |
Linha 1: |
| __NOTITLE__ | | __NOTITLE__ |
− |
| |
− | O Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35
| |
− | anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da
| |
− | UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma
| |
− | das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
| |
− |
| |
− | A área de concentração do curso de Mestrado é em Educação, incorporando pesquisas vinculadas aos processos de escolarização em
| |
− | seus múltiplos aspectos (histórico, político, pedagógico, social e (inter)cultural), notadamente referentes à escola e ao sistema escolar, e
| |
− | também com vocação para investigações voltadas à educação em sua dimensão não formal, com forte diálogo entre a educação e áreas afins.
| |
− |
| |
− | Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão
| |
− | Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção
| |
− | crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a
| |
− | transformação da realidade socioeducacional brasileira.
| |
− |
| |
− | O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a
| |
− | reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes
| |
− | contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos
| |
− | fundamentais à própria intervenção na realidade.
| |