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Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Estrutura

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
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8. Identidades, diversidade e educação;
 
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9. Linguagem, educação e diversidade.
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10. Metodologia do ensino superior;
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11. Educação da infância, cultura e interação social;
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12. Formação econômico-social e educação brasileira.
  
 
De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso.
 
De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso.
 
As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas.
 
As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas.

Edição das 13h10min de 17 de julho de 2017

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação será ministrado em regime de créditos, cada crédito correspondendo a 15 horas-aula. A estrutura curricular do Mestrado compreende um total de 28 créditos, distribuídos em:

08 créditos de disciplinas obrigatórias comuns;

12 créditos de disciplinas eletivas;

04 créditos de Seminários de Pesquisa em cada linha de pesquisa;

04 créditos referentes à dissertação

As disciplinas obrigatórias (DO) deverão ser cursadas por todos os pós-graduandos e visam propiciar conhecimentos comuns referentes à educação brasileira e à produção do conhecimento, com ênfase na área educacional, bem como a integração e a vivência acadêmica dos mestrandos em formação.

Constituem-se como disciplinas obrigatórias do curso: Educação Brasileira (4 créditos) e Pesquisa e Educação (4 créditos). Os Seminários de Pesquisa (SP, 4 créditos, serão oferecidos por linha e deverão possibilitar a delimitação teórico-metodológica das investigações em andamento. No segundo semestre de cada ano letivo, serão oferecidas duas turmas de Seminários de Pesquisa, constituídas por mestrandos e por docente(s) responsável(eis) por linha. Esse componente curricular contará com a participação de pesquisadores da UFCG e de outras IES que contribuirão com a análise dos processos de produção do conhecimento nos diversos temas tratados pelas pesquisas em desenvolvimento, viabilizando a troca de experiências entre docentes e alunos da pós-graduação em educação.

As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que seráoferecido periodicamente pelo curso de Mestrado, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Poderão ser cursadas em outros programas de pós-graduação em educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES.

As disciplinas eletivas (4 créditos) constantes da matriz curricular do curso são:

1. Política educacional no Brasil;

2. Organização e gestão da educação no Brasil;

3. Estudos sobre a escola pública brasileira;

4. Estado, sociedade e educação;

5. Formação e trabalho docente no Brasil;

6. Sociedade, diversidade e educação;

7. Letramentos e educação;

8. Identidades, diversidade e educação;

9. Linguagem, educação e diversidade;

10. Metodologia do ensino superior;

11. Educação da infância, cultura e interação social;

12. Formação econômico-social e educação brasileira.

De acordo com as necessidades do Programa, novas disciplinas poderão ser criadas nessa modalidade, desde que aprovadas pelo Colegiado do Curso. As disciplinas, obrigatórias e eletivas, e os Seminários de Pesquisa serão desenvolvidas por um docente, ou por dois, dentre os que estão aptos a ministrá-las, de acordo com as necessidades das linhas e das disciplinas.