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Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Grupos de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 09h12min de 6 de março de 2018 por Mestrado educ (disc | contribs)

Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinaas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica


Grupo de Pesquisa em Gestão, Trabalho e Políticas Educacionais-Getepe Instituição: UFRN Líder(es): Fernando Bomfim Mariana Francisca Geny Lustosa Antônio Lisboa Leitão de Souza - Integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7666672089288359 Repercussão: A criação e desenvolvimento desta Base de Pesquisa na UFRN/CERES insere-se na consolidação da própria Universidade no interior do Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na região do Seridó. A partir do GETEPE, pretende-se fomentar a investigação acerca dos fenômenos sócio-educacionais através de diferentes Linhas de Investigação, de caráter interdisciplinar, privilegiando-se questões relativas às políticas educacionais, às mudanças no mundo do trabalho, ao papel do Estado e as diferentes perspectivas de gestão pública. Através dos projetos veiculados e desenvolvidos pelas três linhas de investigação e de análise aqui propostas, espera-se poder intervir no desenvolvimento sócio-educacional da região, contribuindo institucionalmente na (re)definição de projetos e políticas de desenvolvimento local/regional, e, possibilitando uma maior socialização do saber, instigar o desenvolvimento de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu que promova a qualificação dos profissionais da região, especialmente os atuantes na área educacional. Intervindo desta forma na região do Seridó, a UFRN estará não apenas cumprindo com seu papel social, mas, consolidando a atividade de ensino (de graduação e pós-graduação) através das atividades de pesquisa, fará retornar para a própria comunidade (extensão) o investimento público que é feito na instituição pela qualificação docente. O ensino, a pesquisa e a extensão formam, pois, o tripé de atuação institucional no desenvolvimento sócio-educacional da região e do estado do Rio Grande do Norte. Linhas de pesquisa: Autogestão, Movimentos Sociais e Educação Popular Economia popular, educação comunitária e desenvolvimento autosustentável Educação, Trabalho e Direitos Humanos Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Formação de Professores


Grupo de política do ensino superior Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro Antonio Cabral Neto Antônio Lisboa Leitão de Souza – Integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas


Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB Instituição: UFPB Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa Mauricéia Ananias Melânia Mendonça Rodrigues – integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895 Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba.Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. A grande maioria dos pesquisadores estão vinculados a Linha de História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, orientando mestrandos e doutorados. Os integrantes do grupo têm publicado, regularmente, artigos em períodicos especializados e reconhecidos pela área, livros e capítulos de livros,conforme pode ser verificado nos seus currículos na Plataforma Lattes. Todos têm apresentado os resultados de suas pesquisas em vários eventos nacionais,internacionais e regionais, tais como: a ANPEd, o EPENN, a SBHE, o Luso-brasileiro de História da Educação, o Ibero-latino-americano de História da Educação - CIHELA, e os Simpósios Nacionais de História- ANPUH,entre outros. O grupo local é vinculado ao nacional:Grupo de Estudos e Pesquisas "História,Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr.Dermeval Saviani da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Linhas de pesquisa: História das Políticas Educacionais e das Instituições Escolares História Intelectual e dos Intelectuais , (auto)Biografias e Estudos de Gênero Práticas Educativas e Culturas Escolares


Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda Instituição: UFCG Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima Shirley Barbosa das Neves Porto Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307 Repercussão: Este grupo de pesquisa é um desdobramento de atividades de ensino e extensão desenvolvidas por docentes das áreas de educação e de letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente. Entre as questões relacionadas à educação de surdos, os estudos contemplam as áreas de história da educação, políticas educacionais e letramento. Na Libras, abrangem estudos sobre gêneros textuais,análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas. Finalmente, na literatura surda, abordam-se as produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções. Linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Surdos


Inclusão e Alteridade Instituição: UFPB Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo Niedja Maria Ferreira de Lima – integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481 Repercussões: O Grupo de Pesquisa "Inclusão e Alteridade" envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado. Busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados dessas pesquisas tragam contribuições importantes para o ensino fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes. Diante da nova realidade educacional, que estabelece a política de inclusão no ensino regular, há necessidade de novos estudos que explicitem os diferentes caminhos de desenvolvimentos desses alunos, tendo em vista a importância de todos, para a consolidação de uma cidadania plena. Linhas de pesquisa: Estudos Culturais Política Educacional


Gestão, Currículo e Políticas Educativas Instituição: UFPEL Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite Álvaro Luiz Moreira Hypolito Luciana Leandro da Silva - integrante Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058 Repercussões: Este grupo de pesquisa se propõe, por meio de pesquisas individuais ou em grupo, a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Focando a educação desde o nível fundamental até o superior, questões como sua qualidade, democracia, inclusão social, gestão democrática da educação e exercício da cidadania são estudados de forma articulada às relações entre currículo, conhecimento e poder. Neste sentido, registram-se contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar. Linhas de pesquisa: Gestão, Currículo e Políticas de Educação Básica Pedagogia Universitária, Políticas Curriculares e Ensino Superior Reestruturação educativa e curricular no contexto da globalização Trabalho Docente, Gestão e Currículo


GPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade Instituição: UNICAMP Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet Antonio Carlos Dias Junior Luciana Leandro da Silva – integrante Área: Sociologia http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845 Repercussão: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), que se originou em 1995, é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional. O GPPE estuda as políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE possibilita a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais. Linhas de pesquisa: Educação e Pensamento Social Educação na América Latina Organização e Gestão da Educação Políticas para a Infância e para a Educação Infantil Políticas Públicas e Educação Sociedade, Estado e Educação


Arte, Educação e Novas Tecnologias Instituição: UFCG Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira Paulo Matias de Figueiredo Júnior Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912 Repercussão: Quando a tônica é o ensino, seja ele presencial ou não, logo nos deparamos com as possibilidades tecnológicas atuais: redes de informação, computadores, vídeo-conferência, etc. O uso de tais tecnologias em favor da Educação é bastante explorado em seu lado meio (mídia), em contrapartida existe uma outra possibilidade quase nunca explorada: a capacidade que estas mídias possuem em levar Arte e Educação para dentro das pessoas. A compreensão de como isto se dá passa por questões como Psicologia, como se vê o mundo virtual; Estética, aproximando conceitos históricos e seus correlatos modernos; Percepção, não mais toco o que vejo e sim o que vejo que me toca. Nos propomos a isto: desvendar um pouco mais este lado da Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos acima listados. Buscamos o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios tais como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral. Linhas de pesquisa: Educação e a dimensão Estética da Arte Fotografia e História Informática, Educação Fundamental e Design


GRUNAMUS - Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música Instituição: UFCG Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva Luciênio de Macêdo Teixeira (integrante) Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346 Repercussão: O GRUNAMUS (Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música) tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia. Os projetos desenvolvidos nestas linhas de pesquisas objetivam estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação na Unidade Acadêmica de Artes da UFCG. Linhas de pesquisa: Análise e Interpretação Musical Educação Musical Música, cinema, teatro, literatura e tecnologia


Práticas Educativas e Letramento Instituição: UFCG Líder(es): Maria de Fatima Alves Dorivaldo Alves Salustiano Fabiana Ramos (integrante) Kátia Patrício Benevides Campos (integrante) Roziane Marinho Ribeiro (integrante) Silvia Roberta da Mota Rocha (integrante) Área: Ciências Humanas; Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284 Repercussão: Este grupo de pesquisa visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. Enfatiza abordagens teórico-metodológicas que investiguem relações entre conceitos científicos e saberes sociais, processos de ensino-aprendizagem e políticas e/ou propostas educacionais. As pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos deste grupo poderão repercutir, através da pesquisa, do ensino e/ou da extensão: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento. Linhas de pesquisa: Educação, Diversidade e Letramento Letramento, Formação docente e Prática do Educador


Sociedade, Cultura e Educação Instituição: UFCG Líder(es): André Augusto Diniz Lira Dorivaldo Alves Salustiano Área: Ciências Humanas; Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531 Repercussão: O grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura. Foi criado a partir das atividades de ensino e das pesquisas de docentes da área de Psicologia da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades. Apesar desse nascedouro na Psicologia, o grupo incorpora docentes de outras áreas pela sua natureza interdisciplinar com enfoque na: diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais. Linhas de pesquisa: Desenvolvimento humano, cultura e práticas educativas Representações, identidades e campo educacional


Grão - Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais Instituição: UFCG Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal Kátia Patrício Benevides Campos (integrante) Área: Ciências Humanas; Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533 Repercussão: O grupo vem se consolidando desde os anos 2010, mas só no ano de 2014 ele institucionaliza suas ações, que podem ser descritas como participação de integrantes do grupo em pesquisa nacional (MEC-UFRGS) que investigou as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e a realização de grupos de estudos sobre temáticas pertencentes aos interesses dos integrantes do grupo. Linhas de pesquisa: Currículo, práticas pedagógicas e formação docente A relação entre as famílias e as instituições de educação infantil Crianças, contextos específicos e processos de subjetivação