Página principal

Histórico

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 11h13min de 1 de dezembro de 2016 por Mestrado educ (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

O Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nesse sentido, caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas linhas de pesquisa: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira.

O Mestrado, tendo a pesquisa como princípio formativo, propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento considerados eixos fundamentais à própria intervenção na realidade.