Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Estrutura

De Programa de Pós Graduação em Educação

En US.png

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação será ministrado em regime de créditos, sendo cada crédito correspondente a 15 horas-aula. A estrutura curricular do Mestrado compreende um total de 28 créditos, distribuídos em:

08 créditos de disciplinas obrigatórias comuns;

12 créditos de disciplinas eletivas;

04 créditos de Seminários de Pesquisa em cada Linha de pesquisa;

04 créditos referentes à dissertação

As disciplinas obrigatórias (DO) deverão ser cursadas por todos os pós-graduandos e visam propiciar conhecimentos comuns referentes à educação brasileira e à produção do conhecimento, com ênfase na área educacional, bem como a integração e a vivência acadêmica dos mestrandos em formação.

Constituem-se como disciplinas obrigatórias do curso: Educação Brasileira (4 créditos) e Pesquisa e Educação (4 créditos). Os Seminários de Pesquisa (4 créditos) serão oferecidos por Linha e deverão possibilitar a delimitação teórico-metodológica das investigações em andamento. No segundo semestre de cada ano letivo, serão oferecidas duas turmas de Seminários de Pesquisa, constituídas por mestrandos e por docente(s) responsável(eis) por Linha. Esse componente curricular contará com a participação de pesquisadores da UFCG e de outras IES que possam contribuir com a análise dos processos de produção do conhecimento nos diversos temas tratados pelas pesquisas em desenvolvimento, viabilizando a troca de experiências entre docentes e alunos da pós-graduação em educação.

As disciplinas eletivas (DE), por sua vez, são aquelas constantes da matriz curricular para a escolha do pós-graduando com a anuência do orientador. Trata-se de um elenco de disciplinas que serão oferecidas periodicamente pelo PPGEd, tendo o estudante a obrigatoriedade de cumprir, no mínimo, três disciplinas nessa modalidade, totalizando 12 créditos. Tais disciplinas visam assegurar o aprofundamento dos estudos relativos às temáticas investigadas na dissertação, considerando-se as áreas de interesse do mestrando. Disciplinas equivalentes poderão ser cursadas em outros Programas de Pós-Graduação em Educação ou áreas afins, desde que recomendados pela CAPES e de comum acordo com o(a) orientador(a) do(a) mestrando(a).

As disciplinas eletivas (4 créditos) constantes da matriz curricular do curso são:

1.Política educacional no Brasil;

2.Organização e gestão da educação no Brasil;

3.Estudos sobre a escola pública brasileira;

4.Estado, sociedade e educação;

5.Formação e trabalho docente no Brasil;

6.Sociedade, diversidade e educação;

7.Letramentos e educação;

8.Identidades, diversidade e educação;

9.Linguagem, educação e diversidade;

10.Metodologia do ensino superior;

11.Educação da infância, cultura e interação social;

12.Formação econômico-social e educação brasileira;

13.Educação e tecnologias contemporâneas.