Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Notícias

De Programa de Pós Graduação em Educação


11/03/2024

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG divulga a lista de disciplinas eletivas do Programa de Pós Graduação em História:

Disciplinas de história: Link

Passo a passo: Link


23/02/2024

A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação parabeniza os egressos Jonas da Silva Rodrigues e Milene Trajano da Silva aprovados nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPE e da UFRN.




21/02/2024

A Coordenação do PPGEd informa que, com alegria, recepcionamos no dia 20/02/2024 a 9ª turma do mestrado acadêmico em Educação da UFCG. A reunião de acolhida com os discentes e docentes aconteceu na Sala 15- Fábio Freitas do CH. Na referida reunião ocorreu a apresentação do Programa, dos docentes e da secretaria, bem como dos discentes ingressantes. Além disso, os discentes receberam o calendário, a oferta das disciplinas e instruções gerais sobre as resoluções e os sistemas de matrícula e de processo eletrônico da UFCG.


R turma 9.jpg

R2 turma 9.jpg

02/02/2024


A Coordenação do PPGEd infoma que nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2024, estará aberto o período de solicitação de matrícula como aluno especial. O pedido de matrícula pode ocorrer nas disciplinas eletivas 2024.1: Sociedade, Diversidade e Educação(Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal)- Terça-feira (8h às 12h); Política Educacional no Brasil (Prof.ª Dr.ª Andréia F. da Silva)- Quarta-feira(14h às 18h). Será permitida a matrícula em caráter especial em, no máximo, duas disciplinas eletivas por interessado (Regimento PPGEd: Art. 28, § 3º).


Matrícula aluno especial ufcg.jpg


Passo a passo para a solicitação de matrícula como aluno especial: http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/Aluno_especial



25/01/2024


Volta às aulas na UFCG terá reabertura dos restaurantes universitários


Ru site.jpg


Estudantes de Pós-graduação da UFCG também poderão fazer uso dos RUs mediante pagamento de uma taxa subsidiada, com cerca de 50% de desconto em cada refeição.

Os professores, servidores, colaboradores terceirizados e visitantes também poderão fazer refeições no RU, mediante pagamento de uma taxa integral.

Leia a matéria completa: Clique Aqui




19/01/2024


Nota.jpg


Segue abaixo nota conjunta da Coordenação da Área de Ciências Ambientais da CAPES e do Comitê Assessor da Subárea Ciências Ambientais do CNPq, sobre práticas de comunicação científica questionáveis praticadas por editoras e pesquisadores ao comunicar os resultados de pesquisas. Recomendamos a leitura atenta do documento.

Nota: Abrir



15/01/2024


WhatsApp Image 2024-01-15 at 15.24.33.jpg

🔴 A ANPEd realiza, no dia 18 de janeiro (quinta-feira), às 16h, uma live sobre “O novo Plano Nacional de Pós-Graduação (2024-2028) em debate”.

📍O evento terá participação de Andréia Ferreira da Silva (UFCG/coordenadora do Forpred), João Batista Carvalho Nunes (UECE) e Ângelo Ricardo de Souza (UFPR/coordenador da área de Educação da Capes). A mediação será de Miriam Fábia Alves, presidenta da ANPEd.

📺 A transmissão será pelo canal da ANPEd no YouTube.

➡️ A proposta preliminar do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024-2028) foi apresentada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 20 de dezembro, quando foi colocada em consulta pública.

🗓️ A consulta pública termina no dia 25 de janeiro.

👨🏿‍💻 Para participar da consulta pública, acesse a Plataforma Participa + Brasil. 🖱️A proposta preliminar pode ser consultada no site da Capes ou na própria Plataforma.

🔗 Saiba mais no portal: https://mla.bs/b345e3a4





20/12/2023


A Comissão de Seleção divulga o resultado final, após prazo de recursos, do Processo Seletivo 2024 - Turma 9 - do Mestrado Acadêmico em Educação, Edital PRPG nº 25/2023.

RESULTADO FINAL- Processo Seletivo 2024:


Linha 1

Linha 2


12/12/2023

II SEMINÁRIO PESQUISA - Prof Luiz Dourado.jpg


30/11/2023

Ppged VI Seminário.jpg

Ppged VI Seminário (1).jpg

Ppged VI Seminário (2).jpg


22/11/2023

FORPRED.jpg

A chapa Fortalecendo Lutas, composta por Andréia Ferreira da Silva (UFCG) e Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares (UFOPA), foi eleita para a coordenação nacional do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred).

🔸 Andréia assumirá a coordenação nacional do Forpred e Maria Lilia, a vice-coordenação do Forpred - instância que reúne os associados institucionais (programas de pós-graduação) da ANPEd.

🗳️A votação ocorreu entre 16 e 20 de novembro. Segundo o Relatório Técnico da votação, aprovado pela Comissão Eleitoral, dos 136 associados institucionais aptos a votar, foram registrados 85 votos, sendo 98,8% para a chapa Fortalecendo Lutas, 1,2% de nulos e 0% brancos.

🔸A Comissão Eleitoral é integrada por José Airton de Freitas Pontes Junior (UECE/PPGE), Tiago Zanquêta de Souza (UNIUBE/PPGE) e Cristiane Machado (Unicamp/PPGE).

🔗Acesse o portal para consulta o Relatório Técnico de Votação e a Ata da Eleição do Forpred Nacional para o biênio 2023-2025 https://mla.bs/7ebdf305


24/11/2023

SEPE ANDRÈIA.jpg


No dia 22 de novembro de 2023, durante a programação da XIV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades da UFCG, ocorreu a Mesa "Consolidação da Pós-Graduação em Educação e Letras na Paraíba: Desafios, Perspectivas e Interlocuções". O objetivo central desta mesa é refletir sobre os caminhos trilhados pelos programas de pós-graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) e Linguagem e Ensino (PPGLE), sediados no estado da Paraíba, para a sua consolidação. Dentre os principais desafios enfrentados pelos mencionados Programas destacam-se a dificuldade de financiamentos para a área de Educação e de Letras e a desvalorização docente, resquícios de uma política educacional equivocada. Nos últimos meses, com a mudança de governo, esta situação apresenta alguns sinais de melhora, mas julgamos que o impacto destas problemáticas nos citados PPG´s devem ser analisados detidamente, pois podem prejudicar a consolidação destes Programas. Assim, acreditamos que é necessário discutir estas questões, bem como buscar alternativas, para o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas na área de Educação e de Letras.

Alguns dados do PPGEd/UFCG apresentados pela Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva, Coordenadora do Programa, durante sua exposição: Clique Aqui


Imagem do WhatsApp de 2023-10-03 à(s) 10.48.04 4467e937.jpg 06/11/2023


Ppged no (5).jpg


Ppged no (4).jpg


Ppged no (3).jpg

Ppged no (6).jpg


03/11/2023


Link de inscrição da Oficina- Currículo Lattes: https://forms.gle/66yPdqnz8rdgmJgm8

Link de acesso à Oficina- Currículo Lattes: https://meet.google.com/bva-hdsp-skp

Oficina Curriculo lattes.jpg


02/10/2023

41Anped .jpg

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OZsXFAmrQ6w

---

10/10/2023

Programação do Seminário 10 Anos do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB: Clique aqui


ATENÇÃO AS NOVAS NORMAS DA ABNT (1).jpg

Links: Clique aqui


09/10/2023

A mestranda Ana Paula S. Nery, orientanda da Profa. Dra. Maria das Graças Oliveira participou do XIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, em La Plata-Argentina, 20 a 22 de setembro de 2023, com a apresentação do trabalho, vinculado a sua pesquisa de dissertação: “Mãe, Mulher e Professora de Bebês: Entrecruzamentos de Papéis Sociais da Educação Infantil”. A mestranda teve o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.

Ppged no (2).jpg

05/10/2023

O PPGEd esteve representado no XIII Seminário Internacional de la Red Estrado na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, “Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes”, entre os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2023, por docente e mestrandas do nosso Mestrado, a Profa. Dra.Luciana Leandro e sua orientanda Cinthya Karina Ventura de Macêdo estiveram presentes no evento com apresentação de trabalhos aprovados pelo Comitê Científico do evento. Também estiveram presentes no evento integrantes do "Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente", pesquisa interinstitucional financiada pela CAPES, da qual o nosso programa participa, os integrantes do observatório realizaram painéis e momentos de encontro entre os pesquisadores do projeto ao longo do evento. A docente e mestranda tiveram o apoio financeiro do PPGEd/PROAP. A seguir os registros principais dessa participação no evento.

Ppged no.jpg

Ppged no (1).jpg


04/09/2023

"O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (4), durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a abertura de editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) para bolsas de iniciação científica, pós-graduação, pós-doutorado, além de bolsas de mestrado e doutorado profissional, que totalizam investimentos superiores a R$ 37 milhões."

https://fapesq.rpp.br/noticias/joao-azevedo-lanca-novos-editais-na-area-da-ciencia-e-tecnologia-pela-fapesq-com-investimentos-superiores-a-r-37-milhoes


07/07/2023

Notícia site Arlane.jpg


27/06/2023

Informamos que o nosso PPGEd/UFCG participa dessa iniciativa de mobilidade internacional com a previsão de receber um mestrando.

WhatsApp Image 2023-06-27 at 09.22.30.jpg


12/07/2023

O Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Associação Nacional de políticas e Administração da Educação - ANPAE realizará, na próxima segunda-feira 17/07/2023 às 14h a conferência intitulada: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS SEIS PRIMEIROS MESES DO GOVERNO LULA: tensões e proposições. O nosso convidado é o professor Prof. Dr. Fernando Cássio (UFABC).

LOCAL: Auditório do Centro de Humanidades

Inscrições e certificação no link: https://forms.gle/7gmzk1BKvz3jRE4GA


WhatsApp Image 2023-07-12 at 09.45.46.jpg

Obs.: Atividade presencial




21/06/2023


Live CAPES site.jpg

Link da live: Clique Aqui




20/06/2023


Nos dias 08, 09 e 10 de Junho aconteceu na cidade de Quito, capital do Equador, o X ENCUENTRO INTERNACIONAL RED KIPUS, com o tema "La docencia en tiempos de pandemia y postpandemia: aprendizajes, aportes y desafíos".

A Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Oliveira, docente do PPGEd, e sua orientanda, a aluna Kimberlly Saiwry Nunes Pereira, apresentaram dois trabalhos no evento:

Trabalho 01: DOCÊNCIA COM BEBÊS NO PERÍODO “PÓS-PANDEMIA”: dilemas e tensões do cotidiano. Este trabalho apresentou as descobertas e as análises de uma pesquisa em andamento, cuja temática é a docência com bebês em instituições de educação infantil no retorno ao modelo presencial de ensino. A pesquisa indagou acerca dos modos de exercer a docência nos berçários públicos durante o retorno presencial nas creches e sobre os significados que as professoras atribuíram às mudanças nos tempos e espaços de trabalho. Pretendeu-se, então, compreender a docência no retorno presencial de ensino e analisar os dilemas e as tensões emergentes do cotidiano de trabalho das docentes nesse momento. O trabalho está vinculado à pesquisa da aluna no Mestrado em Educação.

Trabalho 02: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TELAS: diálogos entre Pedagogia e Audiovisual na formação inicial de professores. Este artigo teve como objetivo apresentar as análises do estágio supervisionado de graduandos(as) da licenciatura de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande, da Paraíba, no período de ensino remoto emergencial (2020-2021) em instituições de educação infantil. Compuseram o corpus da investigação o plano de curso da disciplina, o planejamento de atividades desenvolvidas no estágio, a proposta curricular do município e os relatórios de estágio supervisionado das graduandas (coletados no controle acadêmico do curso), os registros da docente da turma e das estagiárias e os documentos curriculares divulgados pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande no período investigado.

A professora Maria das Graças recebeu incentivo da Unidade Acadêmica de Educação para custeio das passagens e diárias e a aluna Kimberlly recebeu auxílio financeiro do Mestrado em Educação para contribuição com os custos das passagens, hospedagem e alimentação.

Captura de tela 2023-06-21 131712.jpg




16/06/2023


Bolsista CAPES

Mais uma mestranda do PPGEd/UFCG foi contemplada com uma bolsa de estudos financiada pela CAPES: a aluna da Turma 8, Cynthia Karina Ventura de Macêdo, orientanda da Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva. A bolsa é oriunda do Projeto: “Observatório da Educação Básica: Impactos da Pandemia sobre o Direito à Educação e a Reconfiguração do Trabalho Docente”, que envolve docentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão vinculados ao projeto os docentes permanentes do PPGEd: Prof. Dr. Carlos Augusto de Medeiros, Prof. Dr. Joedson Brito dos Santos, Prof.ª Dr.ª Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Prof.ª Dr.ª Andréia Ferreira da Silva e Prof.ª Dr.ª Luciana Leandro da Silva, a qual é a coordenadora do sub-grupo da UFCG.




05/06/2023


A Coordenação do PPGEd informa o agendamento da Reunião do Coletivo docente para o dia 04/07/2023, às 14h00.




31/05/2023

Divulgados os resultados dos exames de proficiência em inglês e espanhol realizados pela Unidade Acadêmica de Letras da UFCG:

Inglês

Espanhol




Edital PROPEX 006/2023 - Programa de Arte e Cultura FUNARTE-UFCG

Link:https://extensao.ufcg.edu.br/editais/category/135-edital-propex-006-2023-programa-de-arte-e-cultura-funarte-ufcg.html




CAPES Bolsista.jpg

http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/6/60/Portaria_n%C2%BA_79%2C_de_28_de_Abril_de_2023.pdf




Abertas 500 vagas para cursos online de idiomas para membros da UFCG. Cursos de Espanhol, Francês e Inglês são exclusivos para a comunidade acadêmica da UFCG. Já o curso de Português para Estrangeiros é aberto para a comunidade externa

https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/4313-abertas-500-vagas-para-cursos-online-de-idiomas-para-membros-da-ufcg.html




A Coordenação do PPGEd divulga à Comunidade Docente o Edital CGP-PRPG nº 002/2023 de seleção de projetos para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFCG.

Para acessar o conteúdo do edital clique aqui