Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc
Canal ouvidoria

Corpo Docente

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 20h16min de 15 de abril de 2021 por Mestrado educ (disc | contribs)

Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais


Andréia Ferreira da Silva

Título: Doutora em Educação

E-mail: silvaandreia@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.


Antônio Lisboa Leitão de Souza

Título: Doutor em Educação

E-mail: lisboaleitao@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áereas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão da Educação. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação.


Denise Xavier Torres

Título: Doutora em Educação

E-mail: denise.xavier@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas - NUPEFORP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Educação do Campo, Politicas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; e Formação de professores(as) do campo, processos de ensino e saberes da docência. Principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem, tendo como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.


Maria do Socorro Silva

Título: Doutora em Educação

E-mail: socorrosilva@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo. Políticas educacionais relacionadas a formação de professores, as políticas curriculares e a gestão educacional. História, Gestão e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo.


Melânia Mendonça Rodrigues

Título: Doutora em Educação

E-mail: melania.r@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: área de concentração em Estado e Política Educacional, desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.


Niédja Maria Ferreira de Lima

Título: Doutora em Educação

E-mail: niedjafl@yahoo.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: educação de Surdos, Política e História da Educação com ênfase nas seguintes temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão, em particular, de alunos surdos; história da educação e da escola pública brasileira.


Luciana Leandro da Silva

Título: Doutora em Educação

Email: luleandro@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: É professora da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE). As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.



Linha 2: Práticas Educativas e Diversidade


André Augusto Diniz Lira

Título: Doutor em Educação

E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Atualmente, tem interesse na orientação e no desenvolvimento de pesquisas em: Identidades sociais e profissionais na educação. Teoria das Representações Sociais e Educação. Pesquisas (auto)biográficas na educação. Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.


Dalila Castelliano de Vasconcelos

Título: Doutora em Psicologia Social

E-mail: dalila_bal@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar


Áreas de pesquisa: Atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero.


Dorivaldo Alves Salustiano

Título: Doutor em Educação

E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.


Fabiana Ramos

Título: Doutora em Linguística

E-mail: fabiramos.ufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Práticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor.


Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Título: Doutora em Sociologia

E-mail: lealfernanda@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: As temáticas têm como eixo central a Educação do Campo, investigada sob a perspectiva das políticas públicas, da oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas, das populações camponesas, no que tange às suas práticas e aos processos de escolarização desenvolvidos junto a essas populações, considerando sua participação na elaboração e gestão de propostas pedagógicas.


Kátia Patrício Benevides Campos

Título: Doutora em Educação

E-mail: katiapbcampos@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.


Luciênio de Macedo Teixeira

Título: Doutor em Educação

E-mail: lucienio.teixeira@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil.


Roziane Marinho Ribeiro

Título: Doutora em Linguística

E-mail: rozianem@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento. O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade.


Silvia Roberta da Mota Rocha

Título: Doutora em Educação

E-mail: silviarobertadamotarocha@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos, sobretudo, em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual.


Maria das Graças Oliveira

Título: Doutora em Educação

E-mail: mariaeduc2013@gmail.com

Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 Acessar]

Áreas de pesquisa: pesquisas no campo da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública, docência e condição docente na Educação Infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.