Projetos de pesquisa
De Programa de Pós Graduação em Educação
A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE/PB NO PERÍODO DE 1970 - 1990: determinantes sócio-políticos e educacionais
Membros:
- Niedja Maria Ferreira de Lima - Coordenador
 - Amanda Petra Soares Pinto Carboni - Integrante.
 
A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia - em andamento
Membros:
- Emilia Peixoto Vieira - Coordenador
 - Andréia Ferreira da Silva - Integrante
 
A Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana - Campina Grande/PB: criação e consolidação (1960-1970)
Membros:
- Melânia Mendonça Rodrigues - Coordenador
 - Niedja Maria Ferreira de Lima - Integrante
 - Vivia de Melo Silva - Integrante
 - Pâmella Tamires Avelino de Sousa - Integrante
 - Meryglaucia Silva Azevedo - Integrante
 - Stéfany de Almeida Marques - Integrante
 
A história da educação de surdos em Campina Grande-PB no período de 1971 a 1996: processos educacionais,constituição da Libras e repercussões na vida dos surdos
Membros:
- Niédja Maria Ferreira de Lima - Coordenador
 - Eleny Gianini - Integrante
 - Shirley Barbosa das Neves Porto- Integrante
 - Jéssica Viviane de Lima Costa - Integrante.
 
A Revista do Ensino (1932-1942), veículo da imprensa pedagógica na Paraíba
Membros:
- Melânia Rodrigues Mendonça - Coordenador
 - Niedja Maria Ferreira de Lima - Integrante
 - Vivia de Melo Silva - Integrante
 - Pâmella Tamires Avelino de Sousa - Integrante
 - Meryglaucia Silva Azevedo - Integrante
 - BRUNA SONALY DINIZ BERNARDINO - Integrante
 - JÉSSICA RODRIGUES DE QUEIROZ - Integrante
 - TATIANA DE OLIVEIRA LEITE - Integrante.
 
A Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana - Campina Grande/PB: criação e consolidação (1960-1970)
Membros:
- Melânia Mendonça Rodrigues (docente responsável)
 - Niédja Maria Ferreira de Lima (docente)
 - Vivia de Melo Silva (UFPB - docente)
 - Pâmella Tamires Avelino de Sousa (discente - Mestrado)
 
Financiamento: Chamada Universal CNPq.
A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica a partir de 2011: pressupostos, diretrizes, programas e ações - concluído
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva - Coordenador
 - Melânia Mendonça Rodrigues - Integrante
 - Ângela Cristina Alves Albino - Integrante
 
Avaliação externa e accountability na educação básica: políticas e desdobramentos nas redes públicas municipais de ensino do estado da Paraíba - concluído
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva (docente responsável)
 - Felippe Gonçalves Valdevino (discente - Mestrado)
 - Nilvania de Souza Silva (discente - Mestrado)
 - Roseane Rodrigues de Macedo (discente - Mestrado)
 - Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)
 - Luciana Leandro da Silva (UFCG)
 - Ayrla Julliana da Silva Costa (iniciação cientifica - UFCG)
 - Renata Almeida Leite (Pedagogia - UFCG)
 
Financiamento: Ministério da Ciência e Tecnologia - bolsa.
Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública - concluído
Membros:
- Theresa Adrião - Coordenador
 - Andréia Ferreira da Silva - Integrante
 - Selma Venco - Integrante.
 
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro - em andamento
Membros:
- Ana Lúcia Felix dos Santos - Coordenador
 - Alexandre Viana Araujo - Integrante
 - Andréia Ferreira da Silva - Integrante
 - Eloisa Maia Vidal - Integrante
 - Gabriela Sousa Rego Pimentel - Integrante
 - Lucinete Marques Lima - Integrante
 - Maria Edgleuma de Andrade - Integrante
 - Maria Angela Alves de Oliveira - Integrante
 - Nilma Margarida de Castro Crusoé - Integrante
 - Paulo Sérgio Marchelli - Integrante
 - Rosângela Cely B. Lindoso - Integrante.
 
Diversidade Cultural nas salas do ensino médio do campo no cariri paraibano
Membros:
- Maria do Socorro Silva (docente responsável)
 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ: relacionando teoria e prática
Membros:
- Maria do Socorro Silva (docente responsável)
 
GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SUL DA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva (docente)
 
- Emília Peixoto Vieira (participante externo - responsável)
 
Financiamento: Universidade Estadual de Santa Cruz.
Políticas de avaliação externa e accountability na educação brasileira e um estudo das experiências de João Pessoa e Campina Grande
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva (docente responsável)
 
Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões da prova Brasil no cotidiano das escolas públicas de dois municípios brasileiros
Membros:
- Luciana Leandro da Silva - Coordenador
 - Alvaro Moreira Hypolito - Integrante.
 
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana - concluído
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva - Coordenador.
 
Projeto Interinstitucional de Bolsa de Iniciação a Docência - Pibid Diversidade- coordenação institucional
Membros:
- Maria do Socorro Silva (docente responsável)
 
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021) - em andamento
Membros:
- Andréia Ferreira da Silva - Coordenador
 - Ana Lúcia Felix dos Santos - Integrante
 - Aparecida Carneiro Pires - Integrante
 - Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante
 - Carlos Augusto de Medeiros - Integrante
 - Eloisa Maia Vidal - Integrante
 - Elton Luiz Nardi - Integrante
 - Luciana Leandro da Silva - Integrante
 - Luiz Fernandes Dourado - Integrante
 - Rute Pereira Alves de Araújo - Integrante
 - Joedson Brito dos Santos - Integrante
 
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.
