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Planejamento Institucional

De Programa de Pós Graduação em Educação

Planejamento dos PPG da Área no contexto das instituições de ensino superior

"Já se percebe há algum tempo uma mudança qualitativa na gestão dos PPG na Área da Educação, com uma compreensão mais alargada e operativa do conceito de planejamento. Os programas têm constituído ações de planejamento articuladas tanto com os objetivos do SNPG, quanto dos Planos Nacionais de Pós-Graduação e de Educação, no que se refere à expansão do sistema e do acesso à pós-graduação. No entanto, ainda é incipiente a noção de antecipação. Embora busquem lidar com aspectos e problemas historicamente postos em suas realidades, produzindo leituras de cenários e incorporando noções de previsão, os PPG, em geral, não tem avançado na construção de um planejamento macro que considere o desenvolvimento futuro do ambiente no qual os próprios programas estão inseridos, inclusive sua instituição e seu PDI. Percebe-se que os programas focalizam questões mais práticas e imediatas, como a abertura de curso de doutorado em um programa que contava apenas com mestrado ou a melhora no resultado da avaliação, que demandam ações bastante pragmáticas. Por outro lado, não se tem visto, de forma universal, a inovação em termos de planejamento e antecipação, de modo que poucos programas de fato organizam seu planejamento considerando os objetivos locais ou regionais, dialogando com o desenho institucional do programa dentro das instituições e das realidades às quais pertencem. Assim, para contribuir com a construção de políticas de planejamento mais sólidas, cumpre à Área chamar atenção dos programas para a importância da implementação dos processos de autoavaliação, a seguir tratados, que alimentem seu planejamento."

FONTE: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-doc-area-2-pdf