|
|
(18 edições intermediárias de um usuário não apresentadas) |
Linha 1: |
Linha 1: |
− | Em 2012, diante da não-aprovação do projeto de Mestrado em Educação, na primeira apreciação da Comissão da Área de Educação e do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, a UFCG interpôs recurso, contendo esclarecimentos sobre a estrutura do Curso e o regime de trabalho dos docentes. Tais esclarecimentos foram acatados pela Comissão de Área, que alterou seu posicionamento, emitindo avaliação positiva e parecer favorável à criação do mestrado. Apesar do parecer favorável da Comissão de Área, o CTC-ES manteve o parecer contrário à implantação do referido curso.
| + | [[Image:En_US.png|20px|link=http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/History]] |
− | No ano de 2013, a UAEd/UFCG reapresentou o projeto de Mestrado em Educação. Entretanto, o mesmo não foi aprovado em decorrência da inadequação a dois critérios da Capes: insuficiência do número de professores e da produção de um docente. Em novembro desse ano, após o parecer contrário da Capes à recomendação da proposta de Mestrado, os docentes da UAEd/UFCG iniciaram um amplo processo de discussão interna e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando a conhecer mais a fundo a regulamentação da pós-graduação strictu senso e os limites de seu projeto de Mestrado em Educação. Considerando as recomendações da Comissão da Área da Educação e acatando as observações do CTC-ES, realizou reuniões com o conjunto dos docentes para discutir os encaminhamentos necessários à superação dos problemas identificados. Nessas reuniões, deliberou-se pela constituição de uma Comissão encarregada da coordenação dos debates, pela realização de estudos e pela reestruturação da proposta.
| + | |
− | No início de 2014, com o objetivo de melhorar a estruturação e organicidade do projeto de Mestrado, a Comissão realizou um processo de consulta a todos os docentes doutores da UAEd/UFCG acerca das áreas de formação e de atuação no ensino e na pesquisa, bem como de sua produção bibliográfica. Essa consulta possibilitou o levantamento atualizado da produção acadêmica dos professores,
| + | O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. |
− | tendo como referência os critérios da área da Educação e o delineamento das linhas de pesquisa constitutivas do curso, em sintonia com os esforços dos docentes nos últimos anos.
| + | |
− | Considerando o levantamento realizado junto aos docentes da UEAd/UFCG e as recomendações do parecer do CTC-ES/Capes nos dois últimos anos, a Comissão elaborou, nos meses de março e abril
| + | Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas Linhas de pesquisas: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas Linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira, especialmente no âmbito regional. |
− | do corrente ano, uma proposta de curso que serviu de referência para as discussões com os demais professores da Unidade. Esse esforço institucional possibilitou um movimento de auto-avaliação e de
| + | |
− | mobilização dos docentes com o objetivo de aprimoramento da proposta.
| + | Tendo a pesquisa como princípio formativo, nosso Mestrado Acadêmico propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento, eixos considerados fundamentais à própria intervenção na realidade. |
− | A UAEd/UFCG, nos meses de maio e início de junho de 2014, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria, convidou dois consultores externos, com ampla experiência na pósgraduação | + | |
− | no país e na Comissão de avaliação da CAPES, na Área da Educação, para debater e contribuir para o aperfeiçoamento da presente proposta do curso de mestrado. Essa consultoria foi de
| + | |
− | fundamental importância para o avanço na formulação da proposta, considerando os critérios de avaliação definidos no Documento da Área de Educação 2013 e das Portarias CAPES n. 1 e 2/2012,
| + | |
− | entre outros documentos.
| + | |
− | No período final do mês de junho e início de julho, a Comissão trabalhou na revisão do projeto de Mestrado, tendo como referência as sugestões dos consultores. Nesse processo, novas discussões
| + | |
− | foram realizadas com os demais docentes da UAEd/UFCG. Em seguida, a Assembleia da UAEd/UFCG aprovou, por unanimidade, a presente proposta de Mestrado em Educação, que, com o aval da
| + | |
− | UFCG, encaminha à análise da Comissão de Avaliação da CAPES.
| + | |
− | O quadro docente que compõe a presente proposta de Mestrado Acadêmico em Educação é constituído por 11 doze docentes doutores, todos com regime de dedicação exclusiva à UFCG, prestando 40
| + | |
− | horas semanais de trabalho à instituição e, no mínimo, vinte horas destinadas ao ensino, pesquisa e outras atividades relativas ao Curso. O docente que assumir a coordenação do Mestrado terá
| + | |
− | disponibilidade de, no mínimo, 30 horas de sua carga semanal de trabalho para o desenvolvimento das atividades na pós-graduação.
| + | |
− | Todos os professores integrantes dessa proposta estão credenciados na condição de professores permanentes, o que reforça os vínculos com o projeto. Desses docentes, 82% (nove) possuem título de
| + | |
− | doutor em Educação e 18% (dois) são titulados em áreas afins. Vale salientar que mesmo os docentes titulados em áreas afins, Roziane Marinho Ribeiro (doutora em Linguística) e Fernanda de Lourdes
| + | |
− | Almeida Leal (doutora em Ciências Sociais), possuem ampla e qualificada produção bibliográfica e de pesquisa diretamente vinculada à área de Educação. Quase a totalidade dos professores é formada
| + | |
− | por doutores com mais de cinco anos de titulação.
| + | |
− | Os docentes Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza possuem, respectivamente, vínculo de docente colaborador com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
| + | |
− | Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mediante convênio com a UFCG, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). A participação
| + | |
− | desses docentes da UAEd/UFCG em programas de pós-graduação em educação de outras IFES visa a assegurar a continuidade de sua atuação nos cursos de mestrado e doutorado, possibilitando o
| + | |
− | amadurecimento acadêmico no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, da produção bibliográfica qualificada e da orientação. Com a aprovação do Mestrado em Educação, os docentes
| + | |
− | solicitarão o descredenciamento dos referidos programas, passando a dedicar-se integralmente ao Mestrado da UAEd/UFCG. No momento, ambos estão concluindo as últimas orientações de mestrado e
| + | |
− | de doutorado sob sua responsabilidade, nas instituições indicadas.
| + | |
− | Todos os docentes integrantes da proposta participam de, no mínimo, um projeto de pesquisa, e, no máximo, três. Dez dos professores que compõem o corpo docente, 91%, assumem a tarefa de
| + | |
− | coordenador de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas nessa proposta de Curso estão sob a responsabilidade de professores permanentes. Esses projetos possuem configuração individual ou coletiva, institucional ou interinstitucional, e algumas contam com financiamento do CNPq ou apoio da própria UFCG.
| + | |
− | O projeto de Mestrado conta com professores com maturidade científica, demonstrada no envolvimento com a pesquisa e na produção acadêmica, com destaque para os 3 (três) últimos anos. Essa
| + | |
− | produção é resultado, em quase sua totalidade, do desenvolvimento de pesquisas. Todos os docentes possuem, no mínimo, 3 (três) produtos qualificados nos últimos 3 (três), sendo, pelo menos, 2 (dois)
| + | |
− | em periódicos, livros ou capítulos de livros classificados, no mínimo, como B2 ou L2, respectivamente. Três (3) docentes têm artigos publicados em periódicos A1. Os docentes também possuem
| + | |
− | trabalhos completos divulgados em anais de importantes eventos, nacionais e internacionais, da área da Educação ou afins.
| + | |
− | Os docentes envolvidos no projeto de Mestrado em Educação também possuem ampla experiência na orientação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Nos cursos de especialização,
| + | |
− | somam 71 monografias concluídas. Três professores já orientaram trabalhos finais de mestrado e doutorado, totalizando 11 (onze) dissertações e uma tese de doutorado defendidas.
| + | |
− | Na pós-graduação lato sensu, o corpo docente da UAEd/UFCG vem atuando, desde o início dos anos 1980, na orientação de monografias, tendo oferecido vinte e duas edições de cursos de
| + | |
− | especialização destinados a profissionais da educação básica pública, em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de Políticas e Gestão da Educação, Educação Básica,
| + | |
− | Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. Nesses cursos, os docentes da UAEd/UFCG orientaram mais de 350 monografias. Atualmente, encontra-se em andamento o Curso de
| + | |
− | Especialização em Docência na Educação Infantil, destinado a professores das redes públicas de ensino que atuam nessa etapa da educação básica. Essa formação é oferecida em parceria com o
| + | |
− | MEC, outras instituições de educação superior (IES) brasileiras e Secretarias Municipais e Estadual de Educação da Paraíba.
| + | |
− | No que se refere à atuação na pós-graduação stricto sensu, três docentes envolvidos neste projeto possuem experiência. Além dos professores Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de
| + | |
− | Souza, que atuam em programas de pós-graduação em educação de outras IFES, a professora Melânia Mendonça Rodrigues atuou como colaboradora no PPGE/UFPB, nos anos de 2010 a 2012, em
| + | |
− | convênio com a UFCG. Registra-se que a docente Andréia Ferreira da Silva já integrou o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, no
| + | |
− | período de 2007-2010. Nesses programas, a atuação dos professores vem ocorrendo nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Educacionais (PPGE/UFPB); Política e Práxis da Educação
| + | |
− | (PPGED/UFRN); e Estado, Políticas e História da Educação (PPGE/UFG).
| + | |
− | A participação desses docentes nos programas de pós-graduação apontados vem possibilitando o acúmulo de experiências na orientação e na pesquisa em educação e, ao mesmo tempo, contribuindo
| + | |
− | para a inserção dos demais docentes da UAEd/UFCG na própria lógica em que se baseia a avaliação da Pós-Graduação strictu senso: muitos deles vêm produzindo trabalhos conjuntos, artigos em
| + | |
− | periódicos, livros e capítulos de livros, cujas temáticas contribuíram para o delineamento das linhas de pesquisa desta proposta.
| + | |
− | Nos últimos anos, a UAEd/UFCG tem fortalecido sua práxis acadêmica e sua produção científica. A criação do mestrado em Educação consolidará este processo, mediante a articulação do
| + | |
− | desenvolvimento científico-institucional e social e possibilitará a descentralização da pós-graduação em Educação stricto sensu no estado da Paraíba, visto que, atualmente, o estado conta com apenas
| + | |
− | um PPGE recomendado pela CAPES, oferecido pela UFPB, situado na capital. Assim, a criação do Mestrado em Educação na UFCG propiciará condições para a democratização e a consolidação da
| + | |
− | pós-graduação, de modo a atender à crescente demanda social existente na região e no país.
| + | |
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande, é resultado de mais de 35 anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), cuja criação antecede a própria instituição da UFCG. A UAEd possui ampla participação e protagonismo na Educação Básica e na Educação Superior na região Nordeste, sendo inclusive uma das pioneiras, no Brasil, a oferecer no curso de Pedagogia a formação de docentes para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental.
Nesse sentido, o Mestrado Acadêmico caracteriza-se pelo aprofundamento teórico-metodológico em duas Linhas de pesquisas: a) História, Política e Gestão Educacionais; b) Práticas Educativas e Diversidade. Essas Linhas procuram atender, conjuntamente, ao comprometimento com a produção crítica do conhecimento e com a formação ético-acadêmica de educadores e pesquisadores, visando a contribuir para a compreensão e a transformação da realidade socioeducacional brasileira, especialmente no âmbito regional.
Tendo a pesquisa como princípio formativo, nosso Mestrado Acadêmico propõe-se a formar profissionais que privilegiem a construção e a reconstrução do conhecimento na área da educação com autonomia, com capacidade de analisar e compreender criticamente diferentes contextos educacionais e que promovam a articulação entre a produção e a disseminação do conhecimento, eixos considerados fundamentais à própria intervenção na realidade.