Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Corpo Docente

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
 
(13 edições intermediárias de um usuário não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
 +
[[Image:En_US.png|20px|link=http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/Teaching_staff]]
 +
 
===Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais===
 
===Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais===
  
Linha 16: Linha 18:
 
Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.
 
Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.
  
Projetos de pesquisa atuais:
+
----
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)
+
  
Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana
+
'''Ângela Cristina Alves Albino'''
  
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil (2005-2018)
+
Título: Doutor em Educação
 
+
Grupos de pesquisa atuais:  
+
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação
+
externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de
+
qualidade da educação (2015-2021).
+
  
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil
+
E-mail: angela.educ@gmail.com
(2005-2018).
+
  
Dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability
+
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/0763341526691337'''Acessar''']
educacional: uma análise do nordeste brasileiro.
+
  
A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho
+
Áreas de pesquisa: Políticas educacionais e Curriculares de Formação docente. História e historicidade política da profissão docente. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais da educação básica: tendências e questões atuais. políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação. Análise do discurso crítica nas políticas de formação docente. Processos sócio-históricos de formulação e implementação de políticas educacionais de formação, particularmente sobre os aspectos da associação entre desigualdade social e educacional, tais como hierarquização, estratificação, segregação, reprodução, exclusão e dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos no âmbito das políticas educacionais.
pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia.
+
  
 
----
 
----
Linha 49: Linha 40:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798366D9 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798366D9 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas na Linha História, Política e Gestão da Educação. Tem participado de eventos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, publicado trabalhos em periódicos, capítulos de livros e em anais de eventos nas áreas de Educação, Filosofia e Política. Na área de Educação, tem atuado com ênfase nas seguintes temáticas: Política Educacional, Trabalho e Formação Docente e Gestão e Avaliação da Educação.
+
Áreas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas nas áreas de Educação, Filosofia e Política, com ênfase nas seguintes temáticas: Estado e Política Educacional; Trabalho e Formação Docente; Gestão e Avaliação da Educação; Direito à educação; Educação, Resistências e Alternativas; Educação e Bem-viver; Educação Indígena e Quilombola; história de instituições escolares.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Estratégias de Privatização da Educação Básica na Paraíba.
+
 
+
Políticas Públicas e o Direito à Educação nas Comunidades de Povos Tradicionais na Paraíba.
+
 
+
Grupo de pesquisa:
+
 
+
Mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil
+
(2005-2018)
+
  
 
----
 
----
Linha 75: Linha 55:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/5613969088897311'''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/5613969088897311'''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: atua como docente da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade de Educação, do Centro de Formação de Professores (UFCG/UAE/CFP). Tem experiência na área de Educação Superior, Educação Básica (infantil), História, Filosofia, Sociologia, Cultura Corporal, Capes, mercantilização, avaliação, reformas educacionais, políticas e gestão educacional e formação de professores.
+
Áreas de pesquisa: Educação Superior, Educação Básica (infantil), História, Filosofia, Sociologia, Cultura Corporal, CAPES, mercantilização, avaliação, reformas educacionais, políticas e gestão educacional e formação de professores.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão
+
 
+
A Educação Infantil em Cajazeiras-PB em tempos de Pandemia: o que os/as professores/as e monitores/as apontam sobre o ensino remoto?
+
 
+
Grupo de pesquisa:
+
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação
+
externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de
+
qualidade da educação (2015-2021).
+
  
 
----
 
----
Linha 99: Linha 67:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/3616129907538617 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: Possui experiência na área de Educação, básica e superior, com ênfase em Política Educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gestão democrática, políticas educacionais, políticas públicas, participação e políticas sociais.
+
Áreas de pesquisa: atua com ênfase em Política Educacional, gestão democrática, políticas públicas, participação e políticas sociais e militarização das escolas públicas da Educação Básica no Brasil.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Reforma da Gestão da Educação Municipal Paraibana: Iniciativas de Avaliação Externa em Larga Escala, Parcerias Público-Privado e (Re)Configuração dos Parâmetros de Qualidade da Educação (2015-2021).
+
 
+
Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica no Brasil.
+
 
+
Grupo de pesquisa:
+
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação
+
externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de
+
qualidade da educação (2015-2021).
+
  
 
----
 
----
Linha 123: Linha 79:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas - NUPEFORP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Educação do Campo, Politicas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; e Formação de professores(as) do campo, processos de ensino e saberes da docência. Principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem, tendo como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.
+
Áreas de pesquisa: atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas NUPEFORP, com ênfase em Políticas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; formação de professores(as) do campo; processos de ensino e saberes da docência; Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem. Tem como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Educação Contextualizada e Integração de saberes a partir da avaliação educacional.
+
 
+
Educação do Campo e Desenvolvimento Rural: foco nos saberes dos povos campesinos e da educação das relações étnico-raciais contidos nas práticas curriculares e nos livros didáticos das escolas localizadas no Território Rural do Município de Caruaru-PE.
+
  
 
----
 
----
Linha 137: Linha 87:
 
Título: Doutor em Educação
 
Título: Doutor em Educação
  
E-mail: joedson.santos@ufcg.edu.br
+
Pós-Doutorado (2019-2020)
 +
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
 +
 
 +
E-mail: joedson.brito@professor.ufcg.edu.br
  
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/8524800817745634 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/8524800817745634 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: Atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação básica, avaliação da educação básica, políticas para educação infantil e condições de oferta da educação infantil.
+
Áreas de pesquisa: atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da Educação Básica, avaliação da Educação Básica, políticas para Educação Infantil e condições de oferta da Educação Infantil.
 
+
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
I - Financiamento da Educação Infantil na Paraíba: um estudo sobre condições de oferta e perfil de investimento.
+
 
+
II - Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021).
+
 
+
III - Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor. - GEPPOGE - UFPA.
+
 
+
 
+
Grupos de pesquisa atuais:
+
 
+
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/UFCG)
+
 
+
Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional (UFCG).
+
 
+
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional - (GEPPOGE/UFPA)
+
  
 
----
 
----
Linha 166: Linha 101:
  
 
Título: Doutora em Educação
 
Título: Doutora em Educação
 +
 +
Pós-Doutorado (2015)
 +
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
  
 
Email: luleandro@gmail.com
 
Email: luleandro@gmail.com
Linha 171: Linha 109:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718601Z7 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718601Z7 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.
+
Áreas de pesquisa: atua com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021)
+
 
+
Educação Básica em Tempos de Pandemia: Análise das Políticas Educativas Adotadas na Região Nordeste e no Estado da Paraíba.
+
 
+
Militarização das Escolas Públicas da Educação Básica: gestão, organização do trabalho pedagógico e qualidade de ensino.
+
 
+
Trabalho Docente, Currículo e Gestão.
+
 
+
Grupo de pesquisa:
+
 
+
Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação
+
externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de
+
qualidade da educação (2015-2021).
+
 
+
  
 
----
 
----
Linha 200: Linha 121:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772199D5 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772199D5 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo. Políticas educacionais relacionadas a formação de professores, as políticas curriculares e a gestão educacional.  História, Gestão e Práticas Pedagógicas na Educação do Campo.
+
Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo; políticas de formação de professores; políticas curriculares e a gestão educacional; história, gestão e práticas pedagógicas na Educação do Campo.  
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Projeto Cisternas nas Escolas no Cariri Paraibano: água, educação e convivência com o semiárido.
+
 
+
Produção acadêmica do Banco de Teses e Dissertações no período de 2010 a 2019 sobre Educação Infantil.
+
 
+
Diagnostico do Processo de Nucleação de Escolas no Cariri Paraibano.
+
  
 
----
 
----
Linha 219: Linha 133:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778484J4 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778484J4 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: área de concentração em Estado e Política Educacional, desenvolve estudos e pesquisas em Política e História da Educação, voltando-se, mais especificamente, para: educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da educação e da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.
+
Áreas de pesquisa: atua com ênfase em Estado e política educacional, história da educação, educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.
 
+
Projeto de pesquisa atual:
+
 
+
Escola Normal Estadual de Campina Grande nos anos 1970 (1971-1979): do Curso Normal à habilitação Formação para o Magistério no Ensino de 2º Grau.
+
  
 
----
 
----
Linha 238: Linha 148:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967A0 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967A0 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: educação de Surdos, Política e História da Educação com ênfase nas seguintes temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão, em particular, de alunos surdos; história da educação e da escola pública brasileira.
+
Áreas de pesquisa: educação de surdos; política e história da educação com ênfase nas temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão; história da educação e da escola pública brasileira.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Pesquisa sobre a Escola Estadual Normal Estadual de Campina Grande.
+
 
+
Pesquisa: EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE NO PERÍODO DE 1970 A 1996: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA, LÍNGUA E MEMÓRIAS.
+
 
+
Percursos Formativos de Docentes Surdos de Libras: O Tornar-se “Professor de Verdade”.
+
 
+
Grupos de pesquisa:
+
 
+
Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Literatura-UFCG
+
 
+
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba (HISTEDBR/PB)-UFPB/UFCG
+
 
+
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre  Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente - NEPEN-UFSCar-Sorocaba
+
  
 
----
 
----
Linha 266: Linha 160:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/7040010139326138 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/7040010139326138 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa:  história da Educação e Educação do Campo. Professora na Universidade Federal de Campina Grande - PB e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Tese desenvolvida na Linha de Pesquisa - História da Educação e Historiografia. Mestre em Educação - UFPB, Especialista em Psicopedagogia - Unipê e Graduada em Pedagogia - UEPB. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação - NIEPHE (www.usp.br/niephe). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - Educação, Resistência e Alternativas vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande - PPGED.
+
Áreas de pesquisa:  História da Educação e Historiografia; Educação e escolas do Campo; Psicopedagogia. Educação, Resistência e Alternativas; Memórias Docentes e Práticas Educativas Escolares em Escolas do Campo do Brejo Paraibano.
 
+
Projeto de pesquisa atual:
+
 
+
Memórias Docentes e Práticas Educativas Escolares em Escolas do Campo do Brejo Paraibano.
+
  
 
----
 
----
Linha 288: Linha 178:
 
Pós-Doutorado (2018-2019)
 
Pós-Doutorado (2018-2019)
 
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil. 
 
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil. 
 
  
 
E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com
 
E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com
Linha 294: Linha 183:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772218Y0 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772218Y0 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: atualmente, tem interesse na orientação e no desenvolvimento de pesquisas em: Identidades sociais e profissionais na educação. Teoria das Representações Sociais e Educação. Pesquisas (auto)biográficas na educação. Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.
+
Áreas de pesquisa: atua com ênfase em pesquisas sobre: identidades sociais e profissionais na educação; Teoria das Representações Sociais e Educação; Pesquisas (auto)biográficas na educação; Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.
 
+
Projetos de Pesquisa atuais:
+
 
+
Conceitos educacionais e suas representações em movimento: história conceitual, campos sociais e docência.
+
 
+
Narrativa, educação e saúde: crianças, família e professores entre o hospital e a escola.
+
 
+
Grupos de pesquisa:
+
 
+
Sociedade, Cultura e Educação UFCG Pesquisador - Coordenador
+
 
+
Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas -  Pesquisador
+
 
+
ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico - UFRN - Pesquisador
+
  
 
----
 
----
Linha 320: Linha 195:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/0108130414374624 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/0108130414374624 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero.
+
Áreas de pesquisa: atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero; a neurociência e a educação infantil; gênero, racismo, primeira infância e educação infantil;
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Conflitos vividos por residentes de moradias estudantis
+
 
+
Contribuições da neurociência para a educação infantil
+
 
+
Racismo, primeira infância e educação
+
 
+
Gênero, primeira infância e educação infantil
+
 
+
Educação financeira na escola: concepções de docentes e discentes
+
 
+
Grupos de pesquisa:
+
 
+
Sociedade, Cultura e Educação -
+
na linha Desenvolvimento humano, cultura e práticas educativas
+
 
+
Laboratório de Estudos em Desenvolvimento Infantil e Processos Psicossociais -
+
na linha Diversidade e Desenvolvimento infantil
+
  
 
----
 
----
Linha 352: Linha 207:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797516U3 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797516U3 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano. Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais. Diversidade, diferença e (des)igualdade: concepções e práticas na educação escolar. A psicologia sociohistórica e a teoria da atividade como referenciais teórico-metodológicos para o ensino na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
+
Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano; Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais; diversidade, diferença e (des)igualdade na educação escolar; psicologia sócio-histórica e teoria da atividade na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
 
+
Projeto de pesquisa atual:
+
 
+
As condições de produção textual na escrita de deficientes intelectuais no banco de dissertações e teses da Capes.
+
  
 
----
 
----
Linha 368: Linha 219:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700009J6 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700009J6 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação BásicaPráticas de letramento e formação docente Literatura Infantil e formação do leitor.
+
Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica; Práticas de letramento e formação docente; literatura infantil e formação do leitor; práticas de leitura e construção identitária profissional de professores em formação inicial;
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
A contribuição das narrativas infantis para aformçãode leitores iniciantes.
+
 
+
A narrativa por imagens e a formação do leitor iniciante.
+
 
+
Práticas de leitura e construção identitária profissional de professores em formação inicial.
+
 
+
Oferta da Educação Infantil no estado da Paraíba em área urbana e rural: um olhar sobre o trabalho com a linguagem.
+
  
 
----
 
----
Linha 386: Linha 227:
 
Título: Doutora em Sociologia
 
Título: Doutora em Sociologia
  
E-mail: lealfernanda@uol.com.br
+
E-mail: fernandalealufcg@gmail.com
  
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799896P4 '''Acessar''']  
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799896P4 '''Acessar''']  
  
Áreas de pesquisa: as temáticas têm como eixo central a Educação do Campo, investigada sob a perspectiva das políticas públicas, da oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas, das populações camponesas, no que tange às suas práticas e aos processos de escolarização desenvolvidos junto a essas populações, considerando sua participação na elaboração e gestão de propostas pedagógicas.
+
Áreas de pesquisa: Educação do Campo; políticas públicas para oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas; e práticas e aos processos de escolarização das populações camponesas; elaboração e gestão de propostas pedagógicas.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.
+
 
+
Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia.
+
 
+
Diferenças na Educação Infantil: o que dizem as crianças?
+
  
 
----
 
----
Linha 405: Linha 238:
  
 
Título: Doutora em Educação
 
Título: Doutora em Educação
 +
 +
Pós-Doutorado (2021 - 2022)
 +
Programa de Pós Graduação em Educação - UFPB, Brasil.
  
 
E-mail: katiapbcampos@hotmail.com
 
E-mail: katiapbcampos@hotmail.com
Linha 410: Linha 246:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750992Y0 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750992Y0 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância. O currículo e práticas pedagógicas da educação infantil a partir dos princípios norteadores: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo. Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade nos campos da educação infantil e da deficiência. Aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.
+
Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância; currículo e práticas pedagógicas na Educação Infantil: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo; Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade; aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual; Educação Infantil no Cariri Paraibano.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
O Que Sabemos e o que não sabemos sobre a condição Docente de Professoras/es da Rede Estadual de Educação da Paraíba?
+
 
+
A Bncc No Contexto Das Práticas Curriculares Da Educação Infantil No Cariri Paraibano.
+
  
 
----
 
----
Linha 428: Linha 258:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734556D8 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734556D8 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: tecnologias Digitais e Educação; a Estética na Arte-educação; Estética, Arte e Política; Arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil e Linguagens Artísticas na Educação Infantil.
+
Áreas de pesquisa: tecnologias digitais e educação; a estética na arte-educação; estética, arte e política; arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil; linguagens artísticas na Educação Infantil.
 
+
Projeto de pesquisa atual:
+
 
+
Uma leitura estética sobre modismo e coletivismo no ensino superior de Arte.
+
  
 
----
 
----
Linha 439: Linha 265:
  
 
Título: Doutora em Linguística
 
Título: Doutora em Linguística
 +
 +
Pós-doutorado (2013)
 +
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  
 
E-mail: rozianem@hotmail.com
 
E-mail: rozianem@hotmail.com
Linha 444: Linha 273:
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797516Z5 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797516Z5 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas. Letramento e Formação docente. Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola. Processos de alfabetização e letramento.  O agir docente em contextos educacionais. Análise de conteúdo linguístico em livros didáticos. Gêneros textuais e práticas de letramento. Ensino do oral/oralidade.
+
Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas; letramento e formação docente; práticas de ensino da leitura e da escrita na escola; processos de alfabetização e letramento; conteúdo linguístico em livros didáticos; gêneros textuais e práticas de letramento; ensino do oral/oralidade.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
Letramento Científico e Meios Digitais na Escola: Uma Pesquisa Colaborativa com Foco na Formação Docente.
+
 
+
Da fala para a escrita: reflexões da criança sobre sua produção textual em ambientes tecnológicos.
+
  
 
----
 
----
  
'''Silvia Roberta da Mota Rocha'''
 
 
Título: Doutora em Educação
 
 
E-mail: silviarobertadamotarocha@gmail.com
 
 
Currículo Lattes: [http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603J6 '''Acessar''']
 
 
Áreas de pesquisa: educação, processos de alfabetização e letramento e aquisição de linguagens por sujeitos,  sobretudo,  em situação de atraso, exclusão social e escolar e em situação de deficiência intelectual.
 
 
Projeto de pesquisa atual:
 
 
Alfabetização, letramento e alunos remanescentes: desafios e perspectivas à escolarização efetiva.
 
 
----
 
 
'''Maria das Graças Oliveira'''
 
'''Maria das Graças Oliveira'''
  
Linha 480: Linha 288:
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 '''Acessar''']
 
Currículo Lattes: [http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 '''Acessar''']
  
Áreas de pesquisa: pesquisas no campo da Educação Infantil, com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública, docência e condição docente na Educação Infantil, práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil e Estágio na Educação Infantil.
+
Áreas de pesquisa: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública; docência e condição docente na Educação Infantil; práticas pedagógicas na Educação Infantil; Estágio na Educação Infantil.
 
+
Projetos de pesquisa atuais:
+
 
+
O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente dos professores da rede estadual da Paraíba?
+
 
+
CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas acadêmicas
+
 
+
Grupos de pesquisa:
+
 
+
O que sabemos e o que não sabemos sobre a condição docente de professoras/es da rede estadual e municipal de educação da Paraíba? (Fevereiro de 2021- fevereiro de 2023)
+
 
+
CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PARAÍBA: mapeamento de pesquisas (2010- 2020)- Programa: Pibic  ̶ Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ( Setembro de 2021 a agosto de 2022).
+
 
+
A BNCC no contexto das práticas curriculares da educação infantil no cariri paraibano.  (Fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023)
+
 
+
GRUPO DE PESQUISA: GRÃO- Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais/DGP-CNPq.
+

Edição atual tal como às 11h34min de 7 de fevereiro de 2024

En US.png

[editar] Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais


Andréia Ferreira da Silva

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

E-mail: silvaandreia@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: sociedade, Estado e política educacional. Gestão e organização da educação brasileira. Políticas de formação de professores e demais profissionais da educação. Políticas de avaliação externa da educação e seus desdobramentos para organização de escolas, sistemas de ensino e para o trabalho docente.


Ângela Cristina Alves Albino

Título: Doutor em Educação

E-mail: angela.educ@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Políticas educacionais e Curriculares de Formação docente. História e historicidade política da profissão docente. Políticas públicas e suas repercussões na formação de profissionais da educação básica: tendências e questões atuais. políticas públicas de educação e organização das instituições educacionais em diferentes contextos de formação. Análise do discurso crítica nas políticas de formação docente. Processos sócio-históricos de formulação e implementação de políticas educacionais de formação, particularmente sobre os aspectos da associação entre desigualdade social e educacional, tais como hierarquização, estratificação, segregação, reprodução, exclusão e dominação, proporcionados pelos arranjos manifestos no âmbito das políticas educacionais.


Antônio Lisboa Leitão de Souza

Título: Doutor em Educação

E-mail: lisboaleitao@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: orienta estudos e pesquisas nas áreas de Educação, Filosofia e Política, com ênfase nas seguintes temáticas: Estado e Política Educacional; Trabalho e Formação Docente; Gestão e Avaliação da Educação; Direito à educação; Educação, Resistências e Alternativas; Educação e Bem-viver; Educação Indígena e Quilombola; história de instituições escolares.


Aparecida Carneiro Pires

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2020) Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Email:cidaufcg2017@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Educação Superior, Educação Básica (infantil), História, Filosofia, Sociologia, Cultura Corporal, CAPES, mercantilização, avaliação, reformas educacionais, políticas e gestão educacional e formação de professores.


Carlos Augusto de Medeiros

Título: Doutor em Educação

Email: camedeiros.bsb@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua com ênfase em Política Educacional, gestão democrática, políticas públicas, participação e políticas sociais e militarização das escolas públicas da Educação Básica no Brasil.


Denise Xavier Torres

Título: Doutora em Educação

E-mail: denise.xavier@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, formação de professores/as e práticas pedagógicas – NUPEFORP, com ênfase em Políticas Educacionais e Práticas Educativas na Convivência com o Semiárido; formação de professores(as) do campo; processos de ensino e saberes da docência; Movimentos Sociais Campesinos, Currículo, processos de Ensino-Aprendizagem, Avaliação Educacional com foco em Avaliação da Aprendizagem. Tem como lente teórica os Estudos Pós-Coloniais.


Joedson Brito dos Santos

Título: Doutor em Educação

Pós-Doutorado (2019-2020) Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

E-mail: joedson.brito@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da Educação Básica, avaliação da Educação Básica, políticas para Educação Infantil e condições de oferta da Educação Infantil.


Luciana Leandro da Silva

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2015) Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Email: luleandro@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Professores, Políticas de Avaliação, Políticas Curriculares, Reformas Educativas, Financiamento, Internacionalização e Transnacionalização Educativa, Educação Comparada e Pedagogia Universitária.


Maria do Socorro Silva

Título: Doutora em Educação

E-mail: socorrosilva@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: orienta pesquisas relacionadas aos processos educativos não escolares, aos movimentos sociais do campo; políticas de formação de professores; políticas curriculares e a gestão educacional; história, gestão e práticas pedagógicas na Educação do Campo.


Melânia Mendonça Rodrigues

Título: Doutora em Educação

E-mail: melania.r@uol.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua com ênfase em Estado e política educacional, história da educação, educação brasileira; políticas para a educação básica no Brasil contemporâneo; história da escola pública no Brasil; formação e trabalho docente.


Niédja Maria Ferreira de Lima

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (março 2021- fevereiro 2022) Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba, UFSCAR-SO, Brasil.

E-mail: niedjafl@yahoo.com.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: educação de surdos; política e história da educação com ênfase nas temáticas: formação de professores; formação de profissionais para a educação de surdos; política pública de inclusão; história da educação e da escola pública brasileira.


Simone Vieira Batista

Título: Doutora em Educação

Email: simone.vieira@professor.ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: História da Educação e Historiografia; Educação e escolas do Campo; Psicopedagogia. Educação, Resistência e Alternativas; Memórias Docentes e Práticas Educativas Escolares em Escolas do Campo do Brejo Paraibano.


[editar] Linha 2: Práticas Educativas e Diversidade


André Augusto Diniz Lira

Título: Doutor em Educação

Pós-Doutorado (2017) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. 

Pós-Doutorado (2018-2019) Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil. 

E-mail: andreaugustoufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua com ênfase em pesquisas sobre: identidades sociais e profissionais na educação; Teoria das Representações Sociais e Educação; Pesquisas (auto)biográficas na educação; Pesquisas bibliográficas em conceitos educacionais. Ensino superior.


Dalila Castelliano de Vasconcelos

Título: Doutora em Psicologia Social

E-mail: dalila_bal@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: atua principalmente nas seguintes áreas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e gênero; a neurociência e a educação infantil; gênero, racismo, primeira infância e educação infantil;


Dorivaldo Alves Salustiano

Título: Doutor em Educação

E-mail: dorivaldo.salustiano@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: deficiências, escolarização e desenvolvimento humano; Aquisição da língua escrita e desenvolvimento de deficientes intelectuais; diversidade, diferença e (des)igualdade na educação escolar; psicologia sócio-histórica e teoria da atividade na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.


Fabiana Ramos

Título: Doutora em Linguística

E-mail: fabiramos.ufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica; Práticas de letramento e formação docente; literatura infantil e formação do leitor; práticas de leitura e construção identitária profissional de professores em formação inicial;


Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Título: Doutora em Sociologia

E-mail: fernandalealufcg@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Educação do Campo; políticas públicas para oferta na Educação Infantil e em classes multisseriadas; e práticas e aos processos de escolarização das populações camponesas; elaboração e gestão de propostas pedagógicas.


Kátia Patrício Benevides Campos

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2021 - 2022) Programa de Pós Graduação em Educação - UFPB, Brasil.

E-mail: katiapbcampos@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: práticas de institucionalização da infância; currículo e práticas pedagógicas na Educação Infantil: interações, brincadeiras, linguagens, experiências culturais, espaço e tempo; Modos escolares e sociais de produção da diferença em desigualdade; aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual; Educação Infantil no Cariri Paraibano.


Luciênio de Macedo Teixeira

Título: Doutor em Educação

E-mail: lucienio.teixeira@ufcg.edu.br

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: tecnologias digitais e educação; a estética na arte-educação; estética, arte e política; arte e o Ensino Superior; Som, ruído e música na Educação Infantil; linguagens artísticas na Educação Infantil.


Roziane Marinho Ribeiro

Título: Doutora em Linguística

Pós-doutorado (2013) Universidade Nova de Lisboa, Portugal

E-mail: rozianem@hotmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: linguagem e práticas pedagógicas; letramento e formação docente; práticas de ensino da leitura e da escrita na escola; processos de alfabetização e letramento; conteúdo linguístico em livros didáticos; gêneros textuais e práticas de letramento; ensino do oral/oralidade.


Maria das Graças Oliveira

Título: Doutora em Educação

Pós-Doutorado (2019 - 2020) Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

E-mail: mariaeduc2013@gmail.com

Currículo Lattes: Acessar

Áreas de pesquisa: Educação Infantil; relação entre a família e a creche pública; docência e condição docente na Educação Infantil; práticas pedagógicas na Educação Infantil; Estágio na Educação Infantil.