Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Grupos de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
'''Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional'''
+
Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional  
Instituição:
+
Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues  
UFCG
+
Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611
Líder(es):
+
Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica
Andréia Ferreira da Silva
+
Melânia Mendonça Rodrigues
+
Área:
+
Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611  
+
'''Repercussão:'''
+
Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinaas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE)
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Currículo, educação escolar e formação docente
+
Educação: relação Estado e sociedade civil
+
Políticas e gestão da educação básica
+
  
 +
Educação, Resistências e Alternativas
 +
Instituição: UFCG
 +
Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza
 +
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251
 +
Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.
  
'''Grupo de Pesquisa em Gestão, Trabalho e Políticas Educacionais-Getepe'''
 
Instituição:
 
UFRN
 
Líder(es):
 
Fernando Bomfim Mariana
 
Francisca Geny Lustosa
 
Antônio Lisboa Leitão de Souza - Integrante
 
Área:
 
Educação
 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7666672089288359
 
'''Repercussão:'''
 
A criação e desenvolvimento desta Base de Pesquisa na UFRN/CERES insere-se na consolidação da própria Universidade no interior do Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na região do Seridó. A partir do GETEPE, pretende-se fomentar a investigação acerca dos fenômenos sócio-educacionais através de diferentes Linhas de Investigação, de caráter interdisciplinar, privilegiando-se questões relativas às políticas educacionais, às mudanças no mundo do trabalho, ao papel do Estado e as diferentes perspectivas de gestão pública. Através dos projetos veiculados e desenvolvidos pelas três linhas de investigação e de análise aqui propostas, espera-se poder intervir no desenvolvimento sócio-educacional da região, contribuindo institucionalmente na (re)definição de projetos e políticas de desenvolvimento local/regional, e, possibilitando uma maior socialização do saber, instigar o desenvolvimento de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu que promova a qualificação dos profissionais da região, especialmente os atuantes na área educacional. Intervindo desta forma na região do Seridó, a UFRN estará não apenas cumprindo com seu papel social, mas, consolidando a atividade de ensino (de graduação e pós-graduação) através das atividades de pesquisa, fará retornar para a própria comunidade (extensão) o investimento público que é feito na instituição pela qualificação docente. O ensino, a pesquisa e a extensão formam, pois, o tripé de atuação institucional no desenvolvimento sócio-educacional da região e do estado do Rio Grande do Norte.
 
'''Linhas de pesquisa:'''
 
Autogestão, Movimentos Sociais e Educação Popular
 
Economia popular, educação comunitária e desenvolvimento autosustentável
 
Educação, Trabalho e Direitos Humanos
 
Políticas Educacionais, Trabalho Docente e Formação de Professores
 
  
 +
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE
 +
Instituição: UNICAMP
 +
Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco
 +
Integrante: Antônio Lisboa leitão de Souza (et all)
 +
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7808868906883041
 +
Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).
  
'''Grupo de política do ensino superior'''
+
Grupo de política do ensino superior  
Instituição:
+
Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza.
UFRN
+
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265  
Líder(es):
+
Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.
Alda Maria Duarte Araújo Castro
+
Antonio Cabral Neto
+
Antônio Lisboa Leitão de Souza – Integrante
+
Área:
+
Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265
+
'''Repercussão:'''
+
A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas.
+
'''Linhas de pesquisa''':
+
Educação, Política e Práxis Educativas
+
  
 +
Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB
 +
Instituição: UFPB
 +
Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues
 +
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895
 +
Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
  
'''Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB'''
+
Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda
Instituição:
+
Instituição: UFCG
UFPB
+
Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto
Líder(es):
+
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307
Jean Carlo de Carvalho Costa
+
Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.
Mauricéia Ananias
+
Melânia Mendonça Rodrigues – integrante
+
Área:
+
Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895
+
'''Repercussão:'''
+
O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba.Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. A grande maioria dos pesquisadores estão vinculados a Linha de História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, orientando mestrandos e doutorados. Os integrantes do grupo têm publicado, regularmente, artigos em períodicos especializados e reconhecidos pela área, livros e capítulos de livros,conforme pode ser verificado nos seus currículos na Plataforma Lattes. Todos têm apresentado os resultados de suas pesquisas em vários eventos nacionais,internacionais e regionais, tais como: a ANPEd, o EPENN, a SBHE, o Luso-brasileiro de História da Educação, o Ibero-latino-americano de História da Educação - CIHELA, e os Simpósios Nacionais de História- ANPUH,entre outros. O grupo local é vinculado ao nacional:Grupo de Estudos e Pesquisas "História,Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr.Dermeval Saviani da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
História das Políticas Educacionais e das Instituições Escolares
+
História Intelectual e dos Intelectuais , (auto)Biografias e Estudos de Gênero
+
Práticas Educativas e Culturas Escolares
+
  
 +
Inclusão e Alteridade
 +
Instituição: UFPB
 +
Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima
 +
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481
 +
Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.
  
'''Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda'''
+
Gestão, Currículo e Políticas Educativas
Instituição:
+
Instituição: UFPEL
UFCG
+
Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva
Líder(es):
+
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058
Niedja Maria Ferreira de Lima
+
Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a  contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.  
Shirley Barbosa das Neves Porto
+
Área:
+
Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307
+
'''Repercussão:'''
+
Este grupo de pesquisa é um desdobramento de atividades de ensino e extensão desenvolvidas por docentes das áreas de educação e de letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente. Entre as questões relacionadas à educação de surdos, os estudos contemplam as áreas de história da educação, políticas educacionais e letramento. Na Libras, abrangem estudos sobre gêneros textuais,análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas. Finalmente, na literatura surda, abordam-se as produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Surdos
+
  
  
'''Inclusão e Alteridade'''
+
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES
Instituição:
+
Instituição: UNICAMP
UFPB
+
Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva
Líder(es):
+
Área: Sociologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845
Ana Dorziat Barbosa de Mélo
+
Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.  
Niedja Maria Ferreira de Lima – integrante
+
Área:
+
Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481
+
'''Repercussões:'''
+
O Grupo de Pesquisa "Inclusão e Alteridade" envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado. Busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados dessas pesquisas tragam contribuições importantes para o ensino fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes. Diante da nova realidade educacional, que estabelece a política de inclusão no ensino regular, há necessidade de novos estudos que explicitem os diferentes caminhos de desenvolvimentos desses alunos, tendo em vista a importância de todos, para a consolidação de uma cidadania plena.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Estudos Culturais
+
Política Educacional
+
  
 +
Arte, Educação e Novas Tecnologias
 +
Instituição: UFCG
 +
Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior
 +
Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes –
 +
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912
 +
Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.
  
'''Gestão, Currículo e Políticas Educativas'''
 
Instituição:
 
UFPEL
 
Líder(es):
 
Maria Cecilia Lorea Leite
 
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
 
Luciana Leandro da Silva - integrante
 
Área:
 
Educação
 
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058
 
'''Repercussões:'''
 
Este grupo de pesquisa se propõe, por meio de pesquisas individuais ou em grupo, a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Focando a educação desde o nível fundamental até o superior, questões como sua qualidade, democracia, inclusão social, gestão democrática da educação e exercício da cidadania são estudados de forma articulada às relações entre currículo, conhecimento e poder. Neste sentido, registram-se contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.
 
'''Linhas de pesquisa:'''
 
Gestão, Currículo e Políticas de Educação Básica
 
Pedagogia Universitária, Políticas Curriculares e Ensino Superior
 
Reestruturação educativa e curricular no contexto da globalização
 
Trabalho Docente, Gestão e Currículo
 
  
 +
Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS
 +
Instituição: UFCG
 +
Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira
 +
Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes
 +
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346
 +
Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.
  
'''GPPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade'''
+
Práticas Educativas e Letramento
Instituição:
+
Instituição: UFCG
UNICAMP
+
Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos
Líder(es):
+
Integrantes: Kátia Patrício Benevides Campos, Roziane Marinho Ribeiro Silvia Roberta da Mota Rocha
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
+
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284
Antonio Carlos Dias Junior
+
Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.  
Luciana Leandro da Silva – integrante
+
Área:
+
Sociologia
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845
+
'''Repercussão:'''
+
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação (GPPE), que se originou em 1995, é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional. O GPPE estuda as políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE possibilita a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Educação e Pensamento Social
+
Educação na América Latina
+
Organização e Gestão da Educação
+
Políticas para a Infância e para a Educação Infantil
+
Políticas Públicas e Educação
+
Sociedade, Estado e Educação
+
  
 +
Sociedade, Cultura e Educação
 +
Instituição: UFCG
 +
Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano
 +
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531
 +
Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.
  
'''Arte, Educação e Novas Tecnologias'''
+
Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão
Instituição:
+
Instituição: UFCG
UFCG
+
Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos
Líder(es):
+
Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533
Luciênio de Macêdo Teixeira
+
Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.
Paulo Matias de Figueiredo Júnior
+
Área:
+
Lingüística, Letras e Artes; Artes
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912
+
'''Repercussão:'''
+
Quando a tônica é o ensino, seja ele presencial ou não, logo nos deparamos com as possibilidades tecnológicas atuais: redes de informação, computadores, vídeo-conferência, etc. O uso de tais tecnologias em favor da Educação é bastante explorado em seu lado meio (mídia), em contrapartida existe uma outra possibilidade quase nunca explorada: a capacidade que estas mídias possuem em levar Arte e Educação para dentro das pessoas. A compreensão de como isto se dá passa por questões como Psicologia, como se vê o mundo virtual; Estética, aproximando conceitos históricos e seus correlatos modernos; Percepção, não mais toco o que vejo e sim o que vejo que me toca. Nos propomos a isto: desvendar um pouco mais este lado da Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos acima listados. Buscamos o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios tais como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Educação e a dimensão Estética da Arte
+
Fotografia e História
+
Informática, Educação Fundamental e Design
+
 
+
 
+
'''GRUNAMUS - Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música'''
+
Instituição:
+
UFCG
+
Líder(es):
+
Vladimir Alexandro Pereira Silva
+
Luciênio de Macêdo Teixeira (integrante)
+
Área:
+
Lingüística, Letras e Artes; Artes
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346
+
'''Repercussão:'''
+
O GRUNAMUS (Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música) tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia. Os projetos desenvolvidos nestas linhas de pesquisas objetivam estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação na Unidade Acadêmica de Artes da UFCG.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Análise e Interpretação Musical
+
Educação Musical
+
Música, cinema, teatro, literatura e tecnologia
+
 
+
 
+
'''Práticas Educativas e Letramento'''
+
Instituição:
+
UFCG
+
Líder(es):
+
Maria de Fatima Alves
+
Dorivaldo Alves Salustiano
+
Fabiana Ramos (integrante)
+
Kátia Patrício Benevides Campos  (integrante)
+
Roziane Marinho Ribeiro (integrante)
+
Silvia Roberta da Mota Rocha (integrante)
+
Área:
+
Ciências Humanas; Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284
+
'''Repercussão:'''
+
Este grupo de pesquisa visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. Enfatiza abordagens teórico-metodológicas que investiguem relações entre conceitos científicos e saberes sociais, processos de ensino-aprendizagem e políticas e/ou propostas educacionais. As pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos deste grupo poderão repercutir, através da pesquisa, do ensino e/ou da extensão: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Educação, Diversidade e Letramento
+
Letramento, Formação docente e Prática do Educador
+
 
+
 
+
'''Sociedade, Cultura e Educação'''
+
Instituição:
+
UFCG
+
Líder(es):
+
André Augusto Diniz Lira
+
Dorivaldo Alves Salustiano
+
Área:
+
Ciências Humanas; Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531
+
'''Repercussão:'''
+
O grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Educação desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura. Foi criado a partir das atividades de ensino e das pesquisas de docentes da área de Psicologia da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades. Apesar desse nascedouro na Psicologia, o grupo incorpora docentes de outras áreas pela sua natureza interdisciplinar com enfoque na: diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Desenvolvimento humano, cultura e práticas educativas
+
Representações, identidades e campo educacional
+
 
+
 
+
'''Grão - Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais'''
+
Instituição:
+
UFCG
+
Líder(es):
+
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
+
Kátia Patrício Benevides Campos (integrante)
+
Área:
+
Ciências Humanas; Educação
+
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533  
+
'''Repercussão:'''
+
O grupo vem se consolidando desde os anos 2010, mas só no ano de 2014 ele institucionaliza suas ações, que podem ser descritas como participação de integrantes do grupo em pesquisa nacional (MEC-UFRGS) que investigou as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e a realização de grupos de estudos sobre temáticas pertencentes aos interesses dos integrantes do grupo.
+
'''Linhas de pesquisa:'''
+
Currículo, práticas pedagógicas e formação docente
+
A relação entre as famílias e as instituições de educação infantil
+
Crianças, contextos específicos e processos de subjetivação
+

Edição das 09h18min de 13 de outubro de 2022

Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional Instituição: UFCG Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611 Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica

Educação, Resistências e Alternativas Instituição: UFCG Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251 Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.


Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais- GREPPE Instituição: UNICAMP Líder(es): Theresa Maria de Freitas Adrião, Selma Borghi Venco Integrante: Antônio Lisboa leitão de Souza (et all) Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7808868906883041 Repercussão: O GREPPE tem desenvolvido pesquisas interinstitucionais no campo da política educacional, em âmbito nacional e internacional, priorizando as relações contemporâneas entre os setores público e privado para a oferta, a gestão e o financiamento da educação básica e as consequências dessas relações para o direito à educação; assessorado entidades da sociedade civil na defesa do direito à educação; formado pesquisadores e submetido ao debate suas produções por meio da participação em eventos nacionais e internacionais. Além disso, organiza seminários de pesquisa com convidados externos e internacionais como forma de complexificar a análise dos temas investigados e estimula a publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos acadêmicos e científicos. Organiza a rede Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe).

Grupo de política do ensino superior Instituição: UFRN Líder(es): Alda Maria Duarte Araújo Castro, Antonio Cabral Neto, Antônio Lisboa Leitão de Souza. Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9024755579174265 Repercussão: A atuação do grupo de pesquisa tem contribuído para aprofundar os estudos teóricos no âmbito internacional, nacional e local sobre a educação superior. Especificamente no Estado do Rio Grande do Norte o grupo tem se dedicado a estudar a realidade local e a sua articulação com as tendências da política educacional. Nesse sentido o grupo tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos e realizado eventos para a socialização dos resultados das pesquisas. Linhas de pesquisa: Educação, Política e Práxis Educativas.

Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB Instituição: UFPB Líder(es): Jean Carlo de Carvalho Costa, Mauricéia Ananias, Melânia Mendonça Rodrigues Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7797921050797895 Repercussão: O grupo de pesquisa tem se concentrado nas pesquisas históricas sobre a educação da Paraíba. Desde a sua origem tem procedido levantamento e catalogação de fontes para a história da educação paraibana, realizando, inclusive, a publicação de parte dessa documentação que muito tem servido de base para os pesquisadores do próprio grupo quanto a investigadores externos. Tem procedido grande esforço na formação e capacitação de novos pesquisadores desde o nível de graduação com vários projetos PIBIC e PIVIC. O grupo local é vinculado ao nacional: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR, coordenado pelo Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda Instituição: UFCG Líder(es): Niedja Maria Ferreira de Lima e Shirley Barbosa das Neves Porto Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321989238252307 Repercussão: Este grupo tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre Educação de Surdos, Libras e Literatura Surda, voltados para o ensino e à formação docente, à história da educação, políticas educacionais e letramento de surdos, gêneros textuais, análise e descrição linguística, didática do ensino de línguas; produções em língua de sinais, as adaptações e as traduções.

Inclusão e Alteridade Instituição: UFPB Líder(es): Ana Dorziat Barbosa de Mélo e Niedja Maria Ferreira de Lima Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6336764529792481 Repercussões: O Grupo busca desenvolver pesquisas sobre a inclusão em curso nas escolas da rede pública, refletindo sobre a necessidade de tomar as práticas pedagógicas como um todo. Desse modo, tenta superar as concepções baseadas nos binômios escola regular/escola especial, inclusão/segregação, deficiência/diferença, etc., encaminhando-se para uma perspectiva de Currículo para as Diferenças. Espera, com isso, que os resultados das pesquisas tragam contribuições importantes para o Ensino Fundamental de um modo geral, e, de maneira especial, para os alunos marcadamente diferentes, considerados tradicionalmente como deficientes.

Gestão, Currículo e Políticas Educativas Instituição: UFPEL Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058 Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.


Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade- GPPES Instituição: UNICAMP Líder(es): Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Antonio Carlos Dias Junior, Luciana Leandro da Silva Área: Sociologia - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2165174087004845 Repercussão: O Grupo é um espaço de formação, debate e pesquisa sobre políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional; propõe-se ao estudo das políticas educacionais no Brasil e em outros países a partir das seguintes temáticas: o processo de formulação, regulação e implementação de políticas públicas; as mudanças institucionais nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional e da escola; as teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação e os processos de internacionalização e a participação dos movimentos sociais; sempre a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O GPPE busca a participação em convênios bilaterais e em associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.

Arte, Educação e Novas Tecnologias Instituição: UFCG Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912 Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.


Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música – GRUNAMUS Instituição: UFCG Líder(es): Vladimir Alexandro Pereira Silva, Luciênio de Macêdo Teixeira Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0227668418317346 Repercussão: O GRUNAMUS objetiva desenvolver atividades de pesquisa relacionadas às Artes, em geral, e à Música em suas mais variadas áreas, destacando-se a Interpretação e Análise Musical, a Educação Musical, a relação entre Música, Cinema, Teatro, Literatura e Tecnologia, assim como estimular a reflexão, notadamente os aspectos relacionados ao ensino de Arte, a performance artística e a crítica de arte em suas múltiplas configurações, subsidiando as atividades dos cursos de Extensão, Graduação e Pós-Graduação da UFCG.

Práticas Educativas e Letramento Instituição: UFCG Líder(es): Maria de Fatima Alves, Dorivaldo Alves Salustiano, Fabiana Ramos Integrantes: Kátia Patrício Benevides Campos, Roziane Marinho Ribeiro Silvia Roberta da Mota Rocha Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8648743368885284 Repercussão: O grupo visa à compreender concepções, ações e significações das práticas educativas de variados grupos sociais em situações de produção de conhecimento, especialmente aqueles referentes às diversas esferas do letramento. As pesquisas desenvolvidas poderão repercutir: 1) em Cursos de Graduação e Pós-Graduação - por meio da formação inicial e/ou continuada dos seus alunos e profissionais da educação que atuam ou atuarão na realidade social; 2) nas Redes de Ensino - através da análise e/ou elaboração de políticas e/ou propostas educativas; e 3) na Comunidade Científica - mediante o acesso, produção e circulação do conhecimento.

Sociedade, Cultura e Educação Instituição: UFCG Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531 Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.

Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão Instituição: UFCG Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533 Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.