Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Grupos de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 16h47min de 16 de outubro de 2023 por Mestrado educ (disc | contribs)

En US.png


Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE)

Instituição: UFCG

Líder(es): Joedson Brito dos Santos;

Área: Ciências Humanas; Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/778314

Repercussão: Estudar, pesquisar e produzir conhecimento sobre as políticas educacionais brasileira, pensadas e implementadas a partir da primeira década do século XXI, de modo particular aquelas implementadas no estado da Paraíba e na região Nordeste. Estimular e ampliar a discussão e a produção de conhecimento sobre os aspectos conceituais, metodológicos e processuais a respeito do financiamento, da gestão, da avaliação e do controle social dessas políticas, bem como estudar práticas educativas decorrentes delas. Promover tanto a produção de conhecimento para a construção de uma educação com qualidade social para a referida região e no referido estado, quanto para subsidiar tomada de decisões e elaboração de políticas nessa direção. A construção de banco de dados, informativos ou anuários de indicadores educacionais e sociais, processos formativos e produtos diversos que possam ser duplamente resultado e fonte permanente de pesquisa para o campo.


Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional

Instituição: UFCG

Líder(es): Andréia Ferreira da Silva e Melânia Mendonça Rodrigues

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6990117769757611

Repercussão: Por intermédio das pesquisas desenvolvidas, da reunião de acervo de documentos e produção acadêmica, bem como da divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidas por seus/suas integrantes, a ação do grupo repercutirá junto a: a) Cursos de Graduação e de Pós-Graduação -- subsidiando disciplinas e monografias de conclusão de cursos; b) sistemas públicos de ensino -- discutindo e propondo políticas e ações educacionais a serem implementadas por esses sistemas; c) comunidade acadêmico-cientifica -- produzindo e acumulando conhecimentos relativos à política e gestão educacional, no âmbito do Estado da Paraíba. O grupo de pesquisa tem como base para a realização de seus estudos e pesquisas o Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais (LEPPE) Linhas de pesquisa: Currículo, educação escolar e formação docente Educação: relação Estado e sociedade civil Políticas e gestão da educação básica


Educação, Resistências e Alternativas

Instituição: UFCG

Líder: Antônio Lisboa Leitão de Souza

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1247585892085251

Repercussão: Contribuir com o papel social e acadêmico da UFCG, por meio de estudos e pesquisas sobre temáticas e objetos da área educacional que possibilitem, por um lado, maior compreensão crítica sobre a realidade e, com isso, acúmulo e socialização do conhecimento; e por outro, a construção coletiva de alternativas educacionais e socioambientais numa perspectiva emancipatória e de superação da ordem, buscando o Bem-Viver. Além disso, o grupo pretende se constituir em espaço de maior interação interinstitucional acadêmica, articulando-se com outros grupos de pesquisas em âmbito regional, nacional e internacional, assim como movimentos e organizações sociais interessadas nas temáticas estudadas. Do mesmo modo, o grupo se propõe ao processo de concepção, elaboração e/ou de assessoramento de políticas públicas nas áreas educacional pública e socioambiental que possam ser implementadas nas diferentes esferas administrativas, governamentais e institucionais.



Gestão, Currículo e Políticas Educativas

Instituição: UFPEL

Líder(es): Maria Cecilia Lorea Leite, Álvaro Luiz Moreira Hypolito, Luciana Leandro da Silva

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7553642121885058

Repercussões: Este grupo se propõe a contribuir para o fortalecimento do campo do currículo e das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, desenvolvimento curricular e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Neste sentido, propõe-se a contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, das políticas curriculares, da gestão e do poder escolar.


Arte, Educação e Novas Tecnologias

Instituição: UFCG

Líder(es): Luciênio de Macêdo Teixeira, Paulo Matias de Figueiredo Júnior

Área: Lingüística, Letras e Artes; Artes – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2548846721654912

Repercussão: O grupo se propõe a desvendar um pouco mais a Arte como meio e fim para a Educação e o melhor aproveitamento dos conceitos implicados nessa relação, assim como o melhor entendimento entre Mídia e Arte - teoria - e a sua aplicação prática em meios como o Teatro, a Dança, o Cinema/TV/Vídeo, a Música, a Fotografia e as Artes Plásticas de modo geral.


Sociedade, Cultura e Educação

Instituição: UFCG

Líder(es): André Augusto Diniz Lira, Dorivaldo Alves Salustiano

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3565239562210531

Repercussão: O grupo desenvolve estudos e pesquisas no diálogo entre a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia Social e a Sociologia da Cultura; pela sua natureza interdisciplinar, se dedica ao enfoque na diversidade e desigualdade étnica, racial e geracional, nas práticas educativas, nas representações e identidades sociais.


Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais – Grão

Instituição: UFCG

Líder(es): Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Kátia Patrício Benevides Campos

Área: Educação - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3638472346696533

Repercussão: O grupo se propõe a investigar as condições de oferta e de demanda de educação infantil no campo e temáticas inter-relacionadas, como: currículo, práticas pedagógicas e formação docente; relação entre famílias e instituições de educação infantil; crianças, contextos e processos de subjetivação.