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Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Histórico

De Programa de Pós Graduação em Educação

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Em 2012, diante da não-aprovação do projeto de Mestrado em Educação, na primeira apreciação da Comissão da Área de Educação e do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, a UFCG interpôs recurso, contendo esclarecimentos sobre a estrutura do Curso e o regime de trabalho dos docentes. Tais esclarecimentos foram acatados pela Comissão de Área, que alterou seu posicionamento, emitindo avaliação positiva e parecer favorável à criação do mestrado. Apesar do parecer favorável da Comissão de Área, o CTC-ES manteve o parecer contrário à implantação do referido curso.
 
Em 2012, diante da não-aprovação do projeto de Mestrado em Educação, na primeira apreciação da Comissão da Área de Educação e do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, a UFCG interpôs recurso, contendo esclarecimentos sobre a estrutura do Curso e o regime de trabalho dos docentes. Tais esclarecimentos foram acatados pela Comissão de Área, que alterou seu posicionamento, emitindo avaliação positiva e parecer favorável à criação do mestrado. Apesar do parecer favorável da Comissão de Área, o CTC-ES manteve o parecer contrário à implantação do referido curso.
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No ano de 2013, a UAEd/UFCG reapresentou o projeto de Mestrado em Educação. Entretanto, o mesmo não foi aprovado em decorrência da inadequação a dois critérios da Capes: insuficiência do número de professores e da produção de um docente. Em novembro desse ano, após o parecer contrário da Capes à recomendação da proposta de Mestrado, os docentes da UAEd/UFCG iniciaram um amplo processo de discussão interna e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando a conhecer mais a fundo a regulamentação da pós-graduação strictu senso e os limites de seu projeto de Mestrado em Educação. Considerando as recomendações da Comissão da Área da Educação e acatando as observações do CTC-ES, realizou reuniões com o conjunto dos docentes para discutir os encaminhamentos necessários à superação dos problemas identificados. Nessas reuniões, deliberou-se pela constituição de uma Comissão encarregada da coordenação dos debates, pela realização de estudos e pela reestruturação da proposta.
 
No ano de 2013, a UAEd/UFCG reapresentou o projeto de Mestrado em Educação. Entretanto, o mesmo não foi aprovado em decorrência da inadequação a dois critérios da Capes: insuficiência do número de professores e da produção de um docente. Em novembro desse ano, após o parecer contrário da Capes à recomendação da proposta de Mestrado, os docentes da UAEd/UFCG iniciaram um amplo processo de discussão interna e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando a conhecer mais a fundo a regulamentação da pós-graduação strictu senso e os limites de seu projeto de Mestrado em Educação. Considerando as recomendações da Comissão da Área da Educação e acatando as observações do CTC-ES, realizou reuniões com o conjunto dos docentes para discutir os encaminhamentos necessários à superação dos problemas identificados. Nessas reuniões, deliberou-se pela constituição de uma Comissão encarregada da coordenação dos debates, pela realização de estudos e pela reestruturação da proposta.
No início de 2014, com o objetivo de melhorar a estruturação e organicidade do projeto de Mestrado, a Comissão realizou um processo de consulta a todos os docentes doutores da UAEd/UFCG acerca das áreas de formação e de atuação no ensino e na pesquisa, bem como de sua produção bibliográfica. Essa consulta possibilitou o levantamento atualizado da produção acadêmica dos professores,
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tendo como referência os critérios da área da Educação e o delineamento das linhas de pesquisa constitutivas do curso, em sintonia com os esforços dos docentes nos últimos anos.
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No início de 2014, com o objetivo de melhorar a estruturação e organicidade do projeto de Mestrado, a Comissão realizou um processo de consulta a todos os docentes doutores da UAEd/UFCG acerca das áreas de formação e de atuação no ensino e na pesquisa, bem como de sua produção bibliográfica. Essa consulta possibilitou o levantamento atualizado da produção acadêmica dos professores, tendo como referência os critérios da área da Educação e o delineamento das linhas de pesquisa constitutivas do curso, em sintonia com os esforços dos docentes nos últimos anos.
Considerando o levantamento realizado junto aos docentes da UEAd/UFCG e as recomendações do parecer do CTC-ES/Capes nos dois últimos anos, a Comissão elaborou, nos meses de março e abril
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do corrente ano, uma proposta de curso que serviu de referência para as discussões com os demais professores da Unidade. Esse esforço institucional possibilitou um movimento de auto-avaliação e de
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Considerando o levantamento realizado junto aos docentes da UEAd/UFCG e as recomendações do parecer do CTC-ES/Capes nos dois últimos anos, a Comissão elaborou, nos meses de março e abril do corrente ano, uma proposta de curso que serviu de referência para as discussões com os demais professores da Unidade. Esse esforço institucional possibilitou um movimento de auto-avaliação e de mobilização dos docentes com o objetivo de aprimoramento da proposta.
mobilização dos docentes com o objetivo de aprimoramento da proposta.
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A UAEd/UFCG, nos meses de maio e início de junho de 2014, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria, convidou dois consultores externos, com ampla experiência na pósgraduação
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A UAEd/UFCG, nos meses de maio e início de junho de 2014, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria, convidou dois consultores externos, com ampla experiência na pós-graduação no país e na Comissão de avaliação da CAPES, na Área da Educação, para debater e contribuir para o aperfeiçoamento da presente proposta do curso de mestrado. Essa consultoria foi de fundamental importância para o avanço na formulação da proposta, considerando os critérios de avaliação definidos no Documento da Área de Educação 2013 e das Portarias CAPES n. 1 e 2/2012, entre outros documentos.
no país e na Comissão de avaliação da CAPES, na Área da Educação, para debater e contribuir para o aperfeiçoamento da presente proposta do curso de mestrado. Essa consultoria foi de
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fundamental importância para o avanço na formulação da proposta, considerando os critérios de avaliação definidos no Documento da Área de Educação 2013 e das Portarias CAPES n. 1 e 2/2012,
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No período final do mês de junho e início de julho, a Comissão trabalhou na revisão do projeto de Mestrado, tendo como referência as sugestões dos consultores. Nesse processo, novas discussões foram realizadas com os demais docentes da UAEd/UFCG. Em seguida, a Assembleia da UAEd/UFCG aprovou, por unanimidade, a presente proposta de Mestrado em Educação, que, com o aval da UFCG, encaminha à análise da Comissão de Avaliação da CAPES.
entre outros documentos.
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No período final do mês de junho e início de julho, a Comissão trabalhou na revisão do projeto de Mestrado, tendo como referência as sugestões dos consultores. Nesse processo, novas discussões
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O quadro docente que compõe a presente proposta de Mestrado Acadêmico em Educação é constituído por 11 doze docentes doutores, todos com regime de dedicação exclusiva à UFCG, prestando 40 horas semanais de trabalho à instituição e, no mínimo, vinte horas destinadas ao ensino, pesquisa e outras atividades relativas ao Curso. O docente que assumir a coordenação do Mestrado terá disponibilidade de, no mínimo, 30 horas de sua carga semanal de trabalho para o desenvolvimento das atividades na pós-graduação.
foram realizadas com os demais docentes da UAEd/UFCG. Em seguida, a Assembleia da UAEd/UFCG aprovou, por unanimidade, a presente proposta de Mestrado em Educação, que, com o aval da
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UFCG, encaminha à análise da Comissão de Avaliação da CAPES.
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Todos os professores integrantes dessa proposta estão credenciados na condição de professores permanentes, o que reforça os vínculos com o projeto. Desses docentes, 82% (nove) possuem título de doutor em Educação e 18% (dois) são titulados em áreas afins. Vale salientar que mesmo os docentes titulados em áreas afins, Roziane Marinho Ribeiro (doutora em Linguística) e Fernanda de Lourdes Almeida Leal (doutora em Ciências Sociais), possuem ampla e qualificada produção bibliográfica e de pesquisa diretamente vinculada à área de Educação. Quase a totalidade dos professores é formada por doutores com mais de cinco anos de titulação.
O quadro docente que compõe a presente proposta de Mestrado Acadêmico em Educação é constituído por 11 doze docentes doutores, todos com regime de dedicação exclusiva à UFCG, prestando 40
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horas semanais de trabalho à instituição e, no mínimo, vinte horas destinadas ao ensino, pesquisa e outras atividades relativas ao Curso. O docente que assumir a coordenação do Mestrado terá
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Os docentes Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza possuem, respectivamente, vínculo de docente colaborador com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mediante convênio com a UFCG, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). A participação desses docentes da UAEd/UFCG em programas de pós-graduação em educação de outras IFES visa a assegurar a continuidade de sua atuação nos cursos de mestrado e doutorado, possibilitando o amadurecimento acadêmico no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, da produção bibliográfica qualificada e da orientação. Com a aprovação do Mestrado em Educação, os docentes solicitarão o descredenciamento dos referidos programas, passando a dedicar-se integralmente ao Mestrado da UAEd/UFCG. No momento, ambos estão concluindo as últimas orientações de mestrado e
disponibilidade de, no mínimo, 30 horas de sua carga semanal de trabalho para o desenvolvimento das atividades na pós-graduação.
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Todos os professores integrantes dessa proposta estão credenciados na condição de professores permanentes, o que reforça os vínculos com o projeto. Desses docentes, 82% (nove) possuem título de
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doutor em Educação e 18% (dois) são titulados em áreas afins. Vale salientar que mesmo os docentes titulados em áreas afins, Roziane Marinho Ribeiro (doutora em Linguística) e Fernanda de Lourdes
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Almeida Leal (doutora em Ciências Sociais), possuem ampla e qualificada produção bibliográfica e de pesquisa diretamente vinculada à área de Educação. Quase a totalidade dos professores é formada
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por doutores com mais de cinco anos de titulação.
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Os docentes Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza possuem, respectivamente, vínculo de docente colaborador com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
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Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mediante convênio com a UFCG, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). A participação
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desses docentes da UAEd/UFCG em programas de pós-graduação em educação de outras IFES visa a assegurar a continuidade de sua atuação nos cursos de mestrado e doutorado, possibilitando o
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amadurecimento acadêmico no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, da produção bibliográfica qualificada e da orientação. Com a aprovação do Mestrado em Educação, os docentes
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solicitarão o descredenciamento dos referidos programas, passando a dedicar-se integralmente ao Mestrado da UAEd/UFCG. No momento, ambos estão concluindo as últimas orientações de mestrado e
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de doutorado sob sua responsabilidade, nas instituições indicadas.
 
de doutorado sob sua responsabilidade, nas instituições indicadas.
Todos os docentes integrantes da proposta participam de, no mínimo, um projeto de pesquisa, e, no máximo, três. Dez dos professores que compõem o corpo docente, 91%, assumem a tarefa de
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coordenador de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas nessa proposta de Curso estão sob a responsabilidade de professores permanentes. Esses projetos possuem configuração individual ou coletiva, institucional ou interinstitucional, e algumas contam com financiamento do CNPq ou apoio da própria UFCG.
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Todos os docentes integrantes da proposta participam de, no mínimo, um projeto de pesquisa, e, no máximo, três. Dez dos professores que compõem o corpo docente, 91%, assumem a tarefa de coordenador de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas nessa proposta de Curso estão sob a responsabilidade de professores permanentes. Esses projetos possuem configuração individual ou coletiva, institucional ou interinstitucional, e algumas contam com financiamento do CNPq ou apoio da própria UFCG.
O projeto de Mestrado conta com professores com maturidade científica, demonstrada no envolvimento com a pesquisa e na produção acadêmica, com destaque para os 3 (três) últimos anos. Essa
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produção é resultado, em quase sua totalidade, do desenvolvimento de pesquisas. Todos os docentes possuem, no mínimo, 3 (três) produtos qualificados nos últimos 3 (três), sendo, pelo menos, 2 (dois)
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O projeto de Mestrado conta com professores com maturidade científica, demonstrada no envolvimento com a pesquisa e na produção acadêmica, com destaque para os 3 (três) últimos anos. Essa produção é resultado, em quase sua totalidade, do desenvolvimento de pesquisas. Todos os docentes possuem, no mínimo, 3 (três) produtos qualificados nos últimos 3 (três), sendo, pelo menos, 2 (dois) em periódicos, livros ou capítulos de livros classificados, no mínimo, como B2 ou L2, respectivamente. Três (3) docentes têm artigos publicados em periódicos A1. Os docentes também possuem trabalhos completos divulgados em anais de importantes eventos, nacionais e internacionais, da área da Educação ou afins.
em periódicos, livros ou capítulos de livros classificados, no mínimo, como B2 ou L2, respectivamente. Três (3) docentes têm artigos publicados em periódicos A1. Os docentes também possuem
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trabalhos completos divulgados em anais de importantes eventos, nacionais e internacionais, da área da Educação ou afins.
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Os docentes envolvidos no projeto de Mestrado em Educação também possuem ampla experiência na orientação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Nos cursos de especialização, somam 71 monografias concluídas. Três professores já orientaram trabalhos finais de mestrado e doutorado, totalizando 11 (onze) dissertações e uma tese de doutorado defendidas.
Os docentes envolvidos no projeto de Mestrado em Educação também possuem ampla experiência na orientação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Nos cursos de especialização,
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somam 71 monografias concluídas. Três professores já orientaram trabalhos finais de mestrado e doutorado, totalizando 11 (onze) dissertações e uma tese de doutorado defendidas.
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Na pós-graduação lato sensu, o corpo docente da UAEd/UFCG vem atuando, desde o início dos anos 1980, na orientação de monografias, tendo oferecido vinte e duas edições de cursos de
 
Na pós-graduação lato sensu, o corpo docente da UAEd/UFCG vem atuando, desde o início dos anos 1980, na orientação de monografias, tendo oferecido vinte e duas edições de cursos de
especialização destinados a profissionais da educação básica pública, em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de Políticas e Gestão da Educação, Educação Básica,
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especialização destinados a profissionais da educação básica pública, em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de Políticas e Gestão da Educação, Educação Básica, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. Nesses cursos, os docentes da UAEd/UFCG orientaram mais de 350 monografias. Atualmente, encontra-se em andamento o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, destinado a professores das redes públicas de ensino que atuam nessa etapa da educação básica. Essa formação é oferecida em parceria com o MEC, outras instituições de educação superior (IES) brasileiras e Secretarias Municipais e Estadual de Educação da Paraíba.
Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. Nesses cursos, os docentes da UAEd/UFCG orientaram mais de 350 monografias. Atualmente, encontra-se em andamento o Curso de
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Especialização em Docência na Educação Infantil, destinado a professores das redes públicas de ensino que atuam nessa etapa da educação básica. Essa formação é oferecida em parceria com o
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No que se refere à atuação na pós-graduação stricto sensu, três docentes envolvidos neste projeto possuem experiência. Além dos professores Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza, que atuam em programas de pós-graduação em educação de outras IFES, a professora Melânia Mendonça Rodrigues atuou como colaboradora no PPGE/UFPB, nos anos de 2010 a 2012, em convênio com a UFCG. Registra-se que a docente Andréia Ferreira da Silva já integrou o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, no período de 2007-2010. Nesses programas, a atuação dos professores vem ocorrendo nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Educacionais (PPGE/UFPB); Política e Práxis da Educação (PPGED/UFRN); e Estado, Políticas e História da Educação (PPGE/UFG).
MEC, outras instituições de educação superior (IES) brasileiras e Secretarias Municipais e Estadual de Educação da Paraíba.
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No que se refere à atuação na pós-graduação stricto sensu, três docentes envolvidos neste projeto possuem experiência. Além dos professores Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de
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A participação desses docentes nos programas de pós-graduação apontados vem possibilitando o acúmulo de experiências na orientação e na pesquisa em educação e, ao mesmo tempo, contribuindo para a inserção dos demais docentes da UAEd/UFCG na própria lógica em que se baseia a avaliação da Pós-Graduação strictu senso: muitos deles vêm produzindo trabalhos conjuntos, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros, cujas temáticas contribuíram para o delineamento das linhas de pesquisa desta proposta.
Souza, que atuam em programas de pós-graduação em educação de outras IFES, a professora Melânia Mendonça Rodrigues atuou como colaboradora no PPGE/UFPB, nos anos de 2010 a 2012, em
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convênio com a UFCG. Registra-se que a docente Andréia Ferreira da Silva já integrou o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, no
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Nos últimos anos, a UAEd/UFCG tem fortalecido sua práxis acadêmica e sua produção científica. A criação do mestrado em Educação consolidará este processo, mediante a articulação do desenvolvimento científico-institucional e social e possibilitará a descentralização da pós-graduação em Educação stricto sensu no estado da Paraíba, visto que, atualmente, o estado conta com apenas um PPGE recomendado pela CAPES, oferecido pela UFPB, situado na capital. Assim, a criação do Mestrado em Educação na UFCG propiciará condições para a democratização e a consolidação da pós-graduação, de modo a atender à crescente demanda social existente na região e no país.
período de 2007-2010. Nesses programas, a atuação dos professores vem ocorrendo nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Educacionais (PPGE/UFPB); Política e Práxis da Educação
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(PPGED/UFRN); e Estado, Políticas e História da Educação (PPGE/UFG).
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A participação desses docentes nos programas de pós-graduação apontados vem possibilitando o acúmulo de experiências na orientação e na pesquisa em educação e, ao mesmo tempo, contribuindo
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para a inserção dos demais docentes da UAEd/UFCG na própria lógica em que se baseia a avaliação da Pós-Graduação strictu senso: muitos deles vêm produzindo trabalhos conjuntos, artigos em
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periódicos, livros e capítulos de livros, cujas temáticas contribuíram para o delineamento das linhas de pesquisa desta proposta.
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Nos últimos anos, a UAEd/UFCG tem fortalecido sua práxis acadêmica e sua produção científica. A criação do mestrado em Educação consolidará este processo, mediante a articulação do
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desenvolvimento científico-institucional e social e possibilitará a descentralização da pós-graduação em Educação stricto sensu no estado da Paraíba, visto que, atualmente, o estado conta com apenas
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um PPGE recomendado pela CAPES, oferecido pela UFPB, situado na capital. Assim, a criação do Mestrado em Educação na UFCG propiciará condições para a democratização e a consolidação da
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pós-graduação, de modo a atender à crescente demanda social existente na região e no país.
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Edição das 11h03min de 16 de maio de 2016

Em 2012, diante da não-aprovação do projeto de Mestrado em Educação, na primeira apreciação da Comissão da Área de Educação e do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, a UFCG interpôs recurso, contendo esclarecimentos sobre a estrutura do Curso e o regime de trabalho dos docentes. Tais esclarecimentos foram acatados pela Comissão de Área, que alterou seu posicionamento, emitindo avaliação positiva e parecer favorável à criação do mestrado. Apesar do parecer favorável da Comissão de Área, o CTC-ES manteve o parecer contrário à implantação do referido curso.

No ano de 2013, a UAEd/UFCG reapresentou o projeto de Mestrado em Educação. Entretanto, o mesmo não foi aprovado em decorrência da inadequação a dois critérios da Capes: insuficiência do número de professores e da produção de um docente. Em novembro desse ano, após o parecer contrário da Capes à recomendação da proposta de Mestrado, os docentes da UAEd/UFCG iniciaram um amplo processo de discussão interna e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando a conhecer mais a fundo a regulamentação da pós-graduação strictu senso e os limites de seu projeto de Mestrado em Educação. Considerando as recomendações da Comissão da Área da Educação e acatando as observações do CTC-ES, realizou reuniões com o conjunto dos docentes para discutir os encaminhamentos necessários à superação dos problemas identificados. Nessas reuniões, deliberou-se pela constituição de uma Comissão encarregada da coordenação dos debates, pela realização de estudos e pela reestruturação da proposta.

No início de 2014, com o objetivo de melhorar a estruturação e organicidade do projeto de Mestrado, a Comissão realizou um processo de consulta a todos os docentes doutores da UAEd/UFCG acerca das áreas de formação e de atuação no ensino e na pesquisa, bem como de sua produção bibliográfica. Essa consulta possibilitou o levantamento atualizado da produção acadêmica dos professores, tendo como referência os critérios da área da Educação e o delineamento das linhas de pesquisa constitutivas do curso, em sintonia com os esforços dos docentes nos últimos anos.

Considerando o levantamento realizado junto aos docentes da UEAd/UFCG e as recomendações do parecer do CTC-ES/Capes nos dois últimos anos, a Comissão elaborou, nos meses de março e abril do corrente ano, uma proposta de curso que serviu de referência para as discussões com os demais professores da Unidade. Esse esforço institucional possibilitou um movimento de auto-avaliação e de mobilização dos docentes com o objetivo de aprimoramento da proposta.

A UAEd/UFCG, nos meses de maio e início de junho de 2014, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria, convidou dois consultores externos, com ampla experiência na pós-graduação no país e na Comissão de avaliação da CAPES, na Área da Educação, para debater e contribuir para o aperfeiçoamento da presente proposta do curso de mestrado. Essa consultoria foi de fundamental importância para o avanço na formulação da proposta, considerando os critérios de avaliação definidos no Documento da Área de Educação 2013 e das Portarias CAPES n. 1 e 2/2012, entre outros documentos.

No período final do mês de junho e início de julho, a Comissão trabalhou na revisão do projeto de Mestrado, tendo como referência as sugestões dos consultores. Nesse processo, novas discussões foram realizadas com os demais docentes da UAEd/UFCG. Em seguida, a Assembleia da UAEd/UFCG aprovou, por unanimidade, a presente proposta de Mestrado em Educação, que, com o aval da UFCG, encaminha à análise da Comissão de Avaliação da CAPES.

O quadro docente que compõe a presente proposta de Mestrado Acadêmico em Educação é constituído por 11 doze docentes doutores, todos com regime de dedicação exclusiva à UFCG, prestando 40 horas semanais de trabalho à instituição e, no mínimo, vinte horas destinadas ao ensino, pesquisa e outras atividades relativas ao Curso. O docente que assumir a coordenação do Mestrado terá disponibilidade de, no mínimo, 30 horas de sua carga semanal de trabalho para o desenvolvimento das atividades na pós-graduação.

Todos os professores integrantes dessa proposta estão credenciados na condição de professores permanentes, o que reforça os vínculos com o projeto. Desses docentes, 82% (nove) possuem título de doutor em Educação e 18% (dois) são titulados em áreas afins. Vale salientar que mesmo os docentes titulados em áreas afins, Roziane Marinho Ribeiro (doutora em Linguística) e Fernanda de Lourdes Almeida Leal (doutora em Ciências Sociais), possuem ampla e qualificada produção bibliográfica e de pesquisa diretamente vinculada à área de Educação. Quase a totalidade dos professores é formada por doutores com mais de cinco anos de titulação.

Os docentes Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza possuem, respectivamente, vínculo de docente colaborador com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mediante convênio com a UFCG, e com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). A participação desses docentes da UAEd/UFCG em programas de pós-graduação em educação de outras IFES visa a assegurar a continuidade de sua atuação nos cursos de mestrado e doutorado, possibilitando o amadurecimento acadêmico no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, da produção bibliográfica qualificada e da orientação. Com a aprovação do Mestrado em Educação, os docentes solicitarão o descredenciamento dos referidos programas, passando a dedicar-se integralmente ao Mestrado da UAEd/UFCG. No momento, ambos estão concluindo as últimas orientações de mestrado e de doutorado sob sua responsabilidade, nas instituições indicadas.

Todos os docentes integrantes da proposta participam de, no mínimo, um projeto de pesquisa, e, no máximo, três. Dez dos professores que compõem o corpo docente, 91%, assumem a tarefa de coordenador de pesquisa. As pesquisas desenvolvidas nessa proposta de Curso estão sob a responsabilidade de professores permanentes. Esses projetos possuem configuração individual ou coletiva, institucional ou interinstitucional, e algumas contam com financiamento do CNPq ou apoio da própria UFCG.

O projeto de Mestrado conta com professores com maturidade científica, demonstrada no envolvimento com a pesquisa e na produção acadêmica, com destaque para os 3 (três) últimos anos. Essa produção é resultado, em quase sua totalidade, do desenvolvimento de pesquisas. Todos os docentes possuem, no mínimo, 3 (três) produtos qualificados nos últimos 3 (três), sendo, pelo menos, 2 (dois) em periódicos, livros ou capítulos de livros classificados, no mínimo, como B2 ou L2, respectivamente. Três (3) docentes têm artigos publicados em periódicos A1. Os docentes também possuem trabalhos completos divulgados em anais de importantes eventos, nacionais e internacionais, da área da Educação ou afins.

Os docentes envolvidos no projeto de Mestrado em Educação também possuem ampla experiência na orientação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Nos cursos de especialização, somam 71 monografias concluídas. Três professores já orientaram trabalhos finais de mestrado e doutorado, totalizando 11 (onze) dissertações e uma tese de doutorado defendidas.

Na pós-graduação lato sensu, o corpo docente da UAEd/UFCG vem atuando, desde o início dos anos 1980, na orientação de monografias, tendo oferecido vinte e duas edições de cursos de especialização destinados a profissionais da educação básica pública, em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de Políticas e Gestão da Educação, Educação Básica, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores. Nesses cursos, os docentes da UAEd/UFCG orientaram mais de 350 monografias. Atualmente, encontra-se em andamento o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, destinado a professores das redes públicas de ensino que atuam nessa etapa da educação básica. Essa formação é oferecida em parceria com o MEC, outras instituições de educação superior (IES) brasileiras e Secretarias Municipais e Estadual de Educação da Paraíba.

No que se refere à atuação na pós-graduação stricto sensu, três docentes envolvidos neste projeto possuem experiência. Além dos professores Andréia Ferreira da Silva e Antônio Lisboa Leitão de Souza, que atuam em programas de pós-graduação em educação de outras IFES, a professora Melânia Mendonça Rodrigues atuou como colaboradora no PPGE/UFPB, nos anos de 2010 a 2012, em convênio com a UFCG. Registra-se que a docente Andréia Ferreira da Silva já integrou o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, no período de 2007-2010. Nesses programas, a atuação dos professores vem ocorrendo nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas Educacionais (PPGE/UFPB); Política e Práxis da Educação (PPGED/UFRN); e Estado, Políticas e História da Educação (PPGE/UFG).

A participação desses docentes nos programas de pós-graduação apontados vem possibilitando o acúmulo de experiências na orientação e na pesquisa em educação e, ao mesmo tempo, contribuindo para a inserção dos demais docentes da UAEd/UFCG na própria lógica em que se baseia a avaliação da Pós-Graduação strictu senso: muitos deles vêm produzindo trabalhos conjuntos, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros, cujas temáticas contribuíram para o delineamento das linhas de pesquisa desta proposta.

Nos últimos anos, a UAEd/UFCG tem fortalecido sua práxis acadêmica e sua produção científica. A criação do mestrado em Educação consolidará este processo, mediante a articulação do desenvolvimento científico-institucional e social e possibilitará a descentralização da pós-graduação em Educação stricto sensu no estado da Paraíba, visto que, atualmente, o estado conta com apenas um PPGE recomendado pela CAPES, oferecido pela UFPB, situado na capital. Assim, a criação do Mestrado em Educação na UFCG propiciará condições para a democratização e a consolidação da pós-graduação, de modo a atender à crescente demanda social existente na região e no país.