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Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Histórico

De Programa de Pós Graduação em Educação

Edição feita às 11h16min de 16 de maio de 2016 por Mestrado educ (disc | contribs)

Em 2012, diante da não-aprovação do projeto de Mestrado em Educação, na primeira apreciação da Comissão da Área de Educação e do Comitê Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, a UFCG interpôs recurso, contendo esclarecimentos sobre a estrutura do Curso e o regime de trabalho dos docentes. Tais esclarecimentos foram acatados pela Comissão de Área, que alterou seu posicionamento, emitindo avaliação positiva e parecer favorável à criação do mestrado. Apesar do parecer favorável da Comissão de Área, o CTC-ES manteve o parecer contrário à implantação do referido curso.

No ano de 2013, a UAEd/UFCG reapresentou o projeto de Mestrado em Educação. Entretanto, o mesmo não foi aprovado em decorrência da inadequação a dois critérios da Capes: insuficiência do número de professores e da produção de um docente. Em novembro desse ano, após o parecer contrário da Capes à recomendação da proposta de Mestrado, os docentes da UAEd/UFCG iniciaram um amplo processo de discussão interna e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, visando a conhecer mais a fundo a regulamentação da pós-graduação strictu senso e os limites de seu projeto de Mestrado em Educação. Considerando as recomendações da Comissão da Área da Educação e acatando as observações do CTC-ES, realizou reuniões com o conjunto dos docentes para discutir os encaminhamentos necessários à superação dos problemas identificados. Nessas reuniões, deliberou-se pela constituição de uma Comissão encarregada da coordenação dos debates, pela realização de estudos e pela reestruturação da proposta.

No início de 2014, com o objetivo de melhorar a estruturação e organicidade do projeto de Mestrado, a Comissão realizou um processo de consulta a todos os docentes doutores da UAEd/UFCG acerca das áreas de formação e de atuação no ensino e na pesquisa, bem como de sua produção bibliográfica. Essa consulta possibilitou o levantamento atualizado da produção acadêmica dos professores, tendo como referência os critérios da área da Educação e o delineamento das linhas de pesquisa constitutivas do curso, em sintonia com os esforços dos docentes nos últimos anos.

Considerando o levantamento realizado junto aos docentes da UEAd/UFCG e as recomendações do parecer do CTC-ES/Capes nos dois últimos anos, a Comissão elaborou, nos meses de março e abril do corrente ano, uma proposta de curso que serviu de referência para as discussões com os demais professores da Unidade. Esse esforço institucional possibilitou um movimento de auto-avaliação e de mobilização dos docentes com o objetivo de aprimoramento da proposta.

A UAEd/UFCG, nos meses de maio e início de junho de 2014, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Reitoria, convidou dois consultores externos, com ampla experiência na pós-graduação no país e na Comissão de avaliação da CAPES, na Área da Educação, para debater e contribuir para o aperfeiçoamento da proposta do curso de mestrado. Essa consultoria foi de fundamental importância para o avanço na formulação da proposta, considerando os critérios de avaliação definidos no Documento da Área de Educação 2013 e das Portarias CAPES n. 1 e 2/2012, entre outros documentos.

No período final do mês de junho e início de julho, a Comissão trabalhou na revisão do projeto de Mestrado, tendo como referência as sugestões dos consultores. Nesse processo, novas discussões foram realizadas com os demais docentes da UAEd/UFCG. Em seguida, a Assembleia da UAEd/UFCG aprovou, por unanimidade, a proposta de Mestrado em Educação, que, com o aval da UFCG, encaminha à análise da Comissão de Avaliação da CAPES.

Nos últimos anos, a UAEd/UFCG tem fortalecido sua práxis acadêmica e sua produção científica. A criação do mestrado em Educação consolidará este processo, mediante a articulação do desenvolvimento científico-institucional e social e possibilitará a descentralização da pós-graduação em Educação stricto sensu no estado da Paraíba, visto que, atualmente, o estado conta com apenas um PPGE recomendado pela CAPES, oferecido pela UFPB, situado na capital. Assim, a criação do Mestrado em Educação na UFCG propiciará condições para a democratização e a consolidação da pós-graduação, de modo a atender à crescente demanda social existente na região e no país.