Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Projetos de pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 147: Linha 147:
  
 
*Maria do Socorro Silva (docente responsável)
 
*Maria do Socorro Silva (docente responsável)
 +
 +
----
 +
 +
'''ESTRATÉGIAS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PARAÍBA''' - concluído
 +
 +
Membros:
 +
 +
*Antônio Lisboa Leitão de Souza - Coordenador
 +
*Aline Dionízio Leal - Integrante
 +
*Aline Oliveira Costa - Integrante
 +
*Mônica Martins de Oliveira - Integrante
  
  

Edição das 20h44min de 24 de agosto de 2023


A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM CAMPINA GRANDE/PB NO PERÍODO DE 1970 - 1990: determinantes sócio-políticos e educacionais

Membros:

  • Niedja Maria Ferreira de Lima - Coordenador
  • Amanda Petra Soares Pinto Carboni - Integrante.



A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia - em andamento

Membros:

  • Emilia Peixoto Vieira - Coordenador
  • Andréia Ferreira da Silva - Integrante



A Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana - Campina Grande/PB: criação e consolidação (1960-1970)

Membros:

  • Melânia Mendonça Rodrigues - Coordenador
  • Niedja Maria Ferreira de Lima - Integrante
  • Vivia de Melo Silva - Integrante
  • Pâmella Tamires Avelino de Sousa - Integrante
  • Meryglaucia Silva Azevedo - Integrante
  • Stéfany de Almeida Marques - Integrante



A história da educação de surdos em Campina Grande-PB no período de 1971 a 1996: processos educacionais,constituição da Libras e repercussões na vida dos surdos

Membros:

  • Niédja Maria Ferreira de Lima - Coordenador
  • Eleny Gianini - Integrante
  • Shirley Barbosa das Neves Porto- Integrante
  • Jéssica Viviane de Lima Costa - Integrante.



A Revista do Ensino (1932-1942), veículo da imprensa pedagógica na Paraíba

Membros:

  • Melânia Rodrigues Mendonça - Coordenador
  • Niedja Maria Ferreira de Lima - Integrante
  • Vivia de Melo Silva - Integrante
  • Pâmella Tamires Avelino de Sousa - Integrante
  • Meryglaucia Silva Azevedo - Integrante
  • BRUNA SONALY DINIZ BERNARDINO - Integrante
  • JÉSSICA RODRIGUES DE QUEIROZ - Integrante
  • TATIANA DE OLIVEIRA LEITE - Integrante.



A Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana - Campina Grande/PB: criação e consolidação (1960-1970)

Membros:

  • Melânia Mendonça Rodrigues (docente responsável)
  • Niédja Maria Ferreira de Lima (docente)
  • Vivia de Melo Silva (UFPB - docente)
  • Pâmella Tamires Avelino de Sousa (discente - Mestrado)

Financiamento: Chamada Universal CNPq.


A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica a partir de 2011: pressupostos, diretrizes, programas e ações - concluído

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva - Coordenador
  • Melânia Mendonça Rodrigues - Integrante
  • Ângela Cristina Alves Albino - Integrante



Avaliação externa e accountability na educação básica: políticas e desdobramentos nas redes públicas municipais de ensino do estado da Paraíba - concluído

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva (docente responsável)
  • Felippe Gonçalves Valdevino (discente - Mestrado)
  • Nilvania de Souza Silva (discente - Mestrado)
  • Roseane Rodrigues de Macedo (discente - Mestrado)
  • Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)
  • Luciana Leandro da Silva (UFCG)
  • Ayrla Julliana da Silva Costa (iniciação cientifica - UFCG)
  • Renata Almeida Leite (Pedagogia - UFCG)

Financiamento: Ministério da Ciência e Tecnologia - bolsa.



Análise do mapeamento das estratégias de privatização da educação básica no Brasil: atores, programas e consequências para a educação pública - concluído

Membros:

  • Theresa Adrião - Coordenador
  • Andréia Ferreira da Silva - Integrante
  • Antônio Lisboa Leitão de Souza - Integrante
  • Cassia A. Domiciano - Integrante
  • Raquel Borghi - Integrante
  • Sabrina Moehlecke - Integrante
  • Selma Venco - Integrante
  • Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Integrante


Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.



Dispositivos de inovação e fortalecimento das políticas de accountability educacional: uma análise do nordeste brasileiro - em andamento

Membros:

  • Ana Lúcia Felix dos Santos - Coordenador
  • Alexandre Viana Araujo - Integrante
  • Andréia Ferreira da Silva - Integrante
  • Eloisa Maia Vidal - Integrante
  • Gabriela Sousa Rego Pimentel - Integrante
  • Lucinete Marques Lima - Integrante
  • Maria Edgleuma de Andrade - Integrante
  • Maria Angela Alves de Oliveira - Integrante
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé - Integrante
  • Paulo Sérgio Marchelli - Integrante
  • Rosângela Cely B. Lindoso - Integrante.

Diversidade Cultural nas salas do ensino médio do campo no cariri paraibano

Membros:

  • Maria do Socorro Silva (docente responsável)

ESTRATÉGIAS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PARAÍBA - concluído

Membros:

  • Antônio Lisboa Leitão de Souza - Coordenador
  • Aline Dionízio Leal - Integrante
  • Aline Oliveira Costa - Integrante
  • Mônica Martins de Oliveira - Integrante




FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ: relacionando teoria e prática

Membros:

  • Maria do Socorro Silva (docente responsável)



GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SUL DA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS - concluído

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva (docente)
  • Emília Peixoto Vieira (participante externo - responsável)

Financiamento: Universidade Estadual de Santa Cruz.



Políticas de avaliação externa e accountability na educação brasileira e um estudo das experiências de João Pessoa e Campina Grande - concluído

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva (docente responsável)



Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões da prova Brasil no cotidiano das escolas públicas de dois municípios brasileiros

Membros:

  • Luciana Leandro da Silva - Coordenador
  • Alvaro Moreira Hypolito - Integrante.

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Processos de privatização da educação básica pública no país: um estudo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED/UFJF) e de sua atuação na educação brasileira e paraibana - concluído

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva - Coordenador.


Projeto Interinstitucional de Bolsa de Iniciação a Docência - Pibid Diversidade- coordenação institucional

Membros:

  • Maria do Socorro Silva (docente responsável)

Reforma da gestão da educação municipal paraibana: iniciativas de avaliação externa em larga escala, parcerias público-privado e (re)configuração dos parâmetros de qualidade da educação (2015-2021) - em andamento

Membros:

  • Andréia Ferreira da Silva - Coordenador
  • Ana Lúcia Felix dos Santos - Integrante
  • Aparecida Carneiro Pires - Integrante
  • Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante
  • Carlos Augusto de Medeiros - Integrante
  • Eloisa Maia Vidal - Integrante
  • Elton Luiz Nardi - Integrante
  • Luciana Leandro da Silva - Integrante
  • Luiz Fernandes Dourado - Integrante
  • Rute Pereira Alves de Araújo - Integrante
  • Joedson Brito dos Santos - Integrante

Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - Auxílio financeiro.