Página principal
Credenciamento de docentes
Processos Seletivos - Pós-Doc

Visualizar trabalhos

De Programa de Pós Graduação em Educação

(Diferença entre revisões)
Linha 29: Linha 29:
 
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/2/20/AS_RELA%C3%87%C3%95ES_%C3%89TNICO-RACIAIS_E_SUA_MEDIA%C3%87%C3%83O_NA_PR%C3%81TICA_PEDAG%C3%93GICA_NA_PERSPECTIVA_DO_PROFESSORADO_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL_I_DA_CIDADE_DE_FAGUNDES_%E2%80%93_PB.pdf '''AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE FAGUNDES – PB'''] Valeska Nogueira de Lima; André Augusto Diniz Lira
 
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/2/20/AS_RELA%C3%87%C3%95ES_%C3%89TNICO-RACIAIS_E_SUA_MEDIA%C3%87%C3%83O_NA_PR%C3%81TICA_PEDAG%C3%93GICA_NA_PERSPECTIVA_DO_PROFESSORADO_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL_I_DA_CIDADE_DE_FAGUNDES_%E2%80%93_PB.pdf '''AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE FAGUNDES – PB'''] Valeska Nogueira de Lima; André Augusto Diniz Lira
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/ca/AS_REPRESENTA%C3%87%C3%95ES_SOCIAIS_DE_DOCENTES_SOBRE_ESTUDANTES_QUE_USAM_DROGAS_E_SEUS_DESDOBRAMENTOS_NO_CONTEXTO_ESCOLAR.pdf '''AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE ESTUDANTES QUE USAM DROGAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR¹''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/ca/AS_REPRESENTA%C3%87%C3%95ES_SOCIAIS_DE_DOCENTES_SOBRE_ESTUDANTES_QUE_USAM_DROGAS_E_SEUS_DESDOBRAMENTOS_NO_CONTEXTO_ESCOLAR.pdf '''AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE ESTUDANTES QUE USAM DROGAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR¹'''] Lais Santos Barbosa de Souza; LIRA, André Augusto Diniz Lira
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/d/de/CONCEP%C3%87%C3%95ES_DE_DIVERSIDADE_DE_PROFESSORES_DOS_ANOS_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf '''CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/d/de/CONCEP%C3%87%C3%95ES_DE_DIVERSIDADE_DE_PROFESSORES_DOS_ANOS_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL.pdf '''CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL'''] Mirtes Aparecida Almeida Sousa; Dr. Dorivaldo Alves Salustiano
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/c6/CONCEP%C3%87%C3%95ES_DE_DIVERSIDADES_NA_TERCEIRA_VERS%C3%83O_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR_NOS_ANOS_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL..pdf '''CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADES NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/c6/CONCEP%C3%87%C3%95ES_DE_DIVERSIDADES_NA_TERCEIRA_VERS%C3%83O_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR_NOS_ANOS_INICIAIS_DO_ENSINO_FUNDAMENTAL..pdf '''CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADES NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.'''] Eliane Fernandes Gadelha Alves; Dr. Dorivaldo Alves Salustiano
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/1/18/DEFICI%C3%8ANCIA_INTELECTUAL_E_MEDIA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_PR%C3%81TICAS_NO_ATENDIMENTO_EDUCACIONAL_ESPECIALIZADO_%28AEE%29.pdf '''DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MEDIAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) ''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/1/18/DEFICI%C3%8ANCIA_INTELECTUAL_E_MEDIA%C3%87%C3%83O_DOCENTE_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_PR%C3%81TICAS_NO_ATENDIMENTO_EDUCACIONAL_ESPECIALIZADO_%28AEE%29.pdf '''DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MEDIAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) '''] Laís Venâncio de Melo; Profª. Drª. Silvia Roberta da Mota Rocha
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/e/ea/DI%C3%81LOGOS_ENTRE_A_CAMPANHA_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_POPULAR_%E2%80%93_CEPLAR_E_A_LIGA_CAMPONESA_NA_PARA%C3%8DBA_%281960-1964%29_APONTAMENTOS_PRELIMINARES.pdf '''DIÁLOGOS ENTRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO POPULAR – CEPLAR E A LIGA CAMPONESA NA PARAÍBA (1960-1964): APONTAMENTOS PRELIMINARES''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/e/ea/DI%C3%81LOGOS_ENTRE_A_CAMPANHA_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_POPULAR_%E2%80%93_CEPLAR_E_A_LIGA_CAMPONESA_NA_PARA%C3%8DBA_%281960-1964%29_APONTAMENTOS_PRELIMINARES.pdf '''DIÁLOGOS ENTRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO POPULAR – CEPLAR E A LIGA CAMPONESA NA PARAÍBA (1960-1964): APONTAMENTOS PRELIMINARES'''] Kelyana da Silva Lustosa; Maria do Socorro Silva
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/3/3a/Entre_o_p%C3%BAblico_e_o_privado_um_estudo_sobre_a_oferta_de_educa%C3%A7%C3%A3o_infantil_no_munic%C3%ADpio_de_Campina_GrandePB.pdf '''ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/3/3a/Entre_o_p%C3%BAblico_e_o_privado_um_estudo_sobre_a_oferta_de_educa%C3%A7%C3%A3o_infantil_no_munic%C3%ADpio_de_Campina_GrandePB.pdf '''ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB'''] Naara Queiroz de Melo; Melânia Mendonça Rodrigues
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/0/0b/GEST%C3%83O_MUNICIPAL_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_UMA_AN%C3%81LISE_DA_REDE_MUNICIPAL_DE_ENSINO_DE_S%C3%83O_VICENTE_DO_SERID%C3%93-PB.pdf '''GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/0/0b/GEST%C3%83O_MUNICIPAL_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_UMA_AN%C3%81LISE_DA_REDE_MUNICIPAL_DE_ENSINO_DE_S%C3%83O_VICENTE_DO_SERID%C3%93-PB.pdf '''GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB'''] Maria Valquíria de Vasconcelos Cordeiro; Andreia Ferreira da Silva
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/a/a0/LETRAMENTO_LITER%C3%81RIO_DOA_FROFESSORA_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_PR%C3%81TICAS.pdf '''LETRAMENTO LITERÁRIO DO/A FROFESSOR/A: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/a/a0/LETRAMENTO_LITER%C3%81RIO_DOA_FROFESSORA_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_PR%C3%81TICAS.pdf '''LETRAMENTO LITERÁRIO DO/A FROFESSOR/A: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS'''] Valmira Lucia Matias Felipe
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/Arquivo:O_BRINCAR_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_INFANTIL_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_FAZERES_DE_PROFESSORAS_DO_MUNIC%C3%8DPIO_DE_LAGOA_SECAPB.pdf '''O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E FAZERES DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/8/83/O_BRINCAR_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_INFANTIL_CONCEP%C3%87%C3%95ES_E_FAZERES_DE_PROFESSORAS_DO_MUNIC%C3%8DPIO_DE_LAGOA_SECAPB.pdf '''O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E FAZERES DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB'''] Janice Anacleto Pereira dos Reis; Dra. Kátia Patrício Benevides Campos
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/b/b2/O_LETRAMENTO_LITER%C3%81RIO_E_VISUAL_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_INFANTIL_UMA_INVESTIGA%C3%87%C3%83O_E_TRABALHO_COLABORATIVO_COM_NARRATIVAS_POR_IMAGENS.pdf '''O LETRAMENTO LITERÁRIO E VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO E TRABALHO COLABORATIVO COM NARRATIVAS POR IMAGENS''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/b/b2/O_LETRAMENTO_LITER%C3%81RIO_E_VISUAL_NA_EDUCA%C3%87%C3%83O_INFANTIL_UMA_INVESTIGA%C3%87%C3%83O_E_TRABALHO_COLABORATIVO_COM_NARRATIVAS_POR_IMAGENS.pdf '''O LETRAMENTO LITERÁRIO E VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO E TRABALHO COLABORATIVO COM NARRATIVAS POR IMAGENS'''] Danielle Gomes de Sousa; Prof. Dr. Luciênio de Macedo Teixeira; Profª Dra. Fabiana Ramos
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/8/8a/O_NOVO_ALUNADO_UNIVERSIT%C3%81RIO_REPRESENTA%C3%87%C3%95ES_SOCIAIS_E_PR%C3%81TICAS_PEDAG%C3%93GICAS_DE_DOCENTES_DA_UFCG.pdf '''O NOVO ALUNADO UNIVERSITÁRIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DA UFCG''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/8/8a/O_NOVO_ALUNADO_UNIVERSIT%C3%81RIO_REPRESENTA%C3%87%C3%95ES_SOCIAIS_E_PR%C3%81TICAS_PEDAG%C3%93GICAS_DE_DOCENTES_DA_UFCG.pdf '''O NOVO ALUNADO UNIVERSITÁRIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DA UFCG'''] Lênio Assis de Barros; Prof. Dr. André Augusto Diniz Lira
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/4/44/POL%C3%8DTICA_DE_INCLUS%C3%83O_DAS_PESSOAS_COM_DEFICI%C3%8ANCIA_NO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O%2C_CI%C3%8ANCIA_E_TECNOLOGIA_DA_PARA%C3%8DBA_%E2%80%93_IFPB%2C_A_PARTIR_DA_IMPLEMENTA%C3%87%C3%83O_DOS.pdf '''POLÍTICA DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DOS NAPNEs''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/4/44/POL%C3%8DTICA_DE_INCLUS%C3%83O_DAS_PESSOAS_COM_DEFICI%C3%8ANCIA_NO_INSTITUTO_FEDERAL_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O%2C_CI%C3%8ANCIA_E_TECNOLOGIA_DA_PARA%C3%8DBA_%E2%80%93_IFPB%2C_A_PARTIR_DA_IMPLEMENTA%C3%87%C3%83O_DOS.pdf '''POLÍTICA DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DOS NAPNEs'''] Laís Salustiano da Silva; Niédja Maria Ferreira de Lima
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/9e/POL%C3%8DTICA_DE_UNIVERSALIZA%C3%87%C3%83O_DA_PR%C3%89-ESCOLA_EM_CAMPINA_GRANDEPB_%282014-2016%29.pdf '''POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA EM CAMPINA GRANDE/PB (2014/2016)''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/9/9e/POL%C3%8DTICA_DE_UNIVERSALIZA%C3%87%C3%83O_DA_PR%C3%89-ESCOLA_EM_CAMPINA_GRANDEPB_%282014-2016%29.pdf '''POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA EM CAMPINA GRANDE/PB (2014/2016)'''] Kilma Wayne Silva de Sousa; Melânia Mendonça Rodrigues
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/index.php/Arquivo:AVALIA%C3%87%C3%83O_EXTERNA_E_ACCOUNTABILITY_EDUCACIONAL-PRINC%C3%8DPIOS_E_POL%C3%8DTICAS_ADOTADAS_EM_MUNIC%C3%8DPIOS_DA_MESORREGI%C3%83O_DO_SERT%C3%83O_PARAIBANO.pdf '''POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY COMO ESTRATÉGIAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO POR RESULTADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA CEARENSE (2007-2016)''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/0/0d/AVALIA%C3%87%C3%83O_EXTERNA_E_ACCOUNTABILITY_EDUCACIONAL-PRINC%C3%8DPIOS_E_POL%C3%8DTICAS_ADOTADAS_EM_MUNIC%C3%8DPIOS_DA_MESORREGI%C3%83O_DO_SERT%C3%83O_PARAIBANO.pdf '''POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY COMO ESTRATÉGIAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO POR RESULTADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA CEARENSE (2007-2016)'''] Janaline Ferreira da Silva
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/2/2a/REGULA%C3%87%C3%83O_E_FORMA%C3%87%C3%83O_O_TRABALHO_DOCENTE_NA_REDE_MUNICIPAL_DE_ENSINO_DE_CAMPINA_GRANDE_%E2%80%93_PB.pdf '''REGULAÇÃO E FORMAÇÃO: O TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE – PB ''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/2/2a/REGULA%C3%87%C3%83O_E_FORMA%C3%87%C3%83O_O_TRABALHO_DOCENTE_NA_REDE_MUNICIPAL_DE_ENSINO_DE_CAMPINA_GRANDE_%E2%80%93_PB.pdf '''REGULAÇÃO E FORMAÇÃO: O TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE – PB '''] Mônica Martins de Oliveira; Antônio Lisboa L. de Souza
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/7/72/RELA%C3%87%C3%95ES_E_CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES_DO_CONSELHO_TUTELAR_E_DA_ESCOLA_NA_GARANTIA_DO_DIREITO_%C3%80_EDUCA%C3%87%C3%83O_ESCOLAR_NO_MUNIC%C3%8DPIO_DE_SANTA_CRUZ_DO_CAPIBARIBEPE.pdf '''RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR E DA ESCOLA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/7/72/RELA%C3%87%C3%95ES_E_CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES_DO_CONSELHO_TUTELAR_E_DA_ESCOLA_NA_GARANTIA_DO_DIREITO_%C3%80_EDUCA%C3%87%C3%83O_ESCOLAR_NO_MUNIC%C3%8DPIO_DE_SANTA_CRUZ_DO_CAPIBARIBEPE.pdf '''RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR E DA ESCOLA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE'''] Monique Pereira Gomes; Andréia Ferreira da Silva
 +
 +
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/c0/REPRESENTA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_DOS_SUPERVISORES_EDUCACIONAIS_DE_CAMPINA_GRANDE-PB_SOBRE_A_QUALIDADE_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_P%C3%9ABLICA.pdf '''REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUPERVISORES EDUCACIONAIS DE CAMPINA GRANDE-PB SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA'''] Janaina Ferreira Regis; Prof. Dr. André Augusto Diniz Lira
  
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/c/c0/REPRESENTA%C3%87%C3%83O_SOCIAL_DOS_SUPERVISORES_EDUCACIONAIS_DE_CAMPINA_GRANDE-PB_SOBRE_A_QUALIDADE_DA_EDUCA%C3%87%C3%83O_P%C3%9ABLICA.pdf '''REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUPERVISORES EDUCACIONAIS DE CAMPINA GRANDE-PB SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA''']
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/3/33/TRAZENDO_O_TEXTO_PARA_A_VIDA_OS_EVENTOS_ESCOLARES_E_AS_PR%C3%81TICAS_SOCIAIS_DE_LETRAMENTO.pdf '''TRAZENDO O TEXTO PARA A VIDA: OS EVENTOS ESCOLARES E AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO'''] Ana Gabriella Dias Reis; Profa. Dra. Roziane Marinho Ribeiro
 
+
[http://www.ppged.ufcg.edu.br/images/3/33/TRAZENDO_O_TEXTO_PARA_A_VIDA_OS_EVENTOS_ESCOLARES_E_AS_PR%C3%81TICAS_SOCIAIS_DE_LETRAMENTO.pdf '''TRAZENDO O TEXTO PARA A VIDA: OS EVENTOS ESCOLARES E AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO''']
+

Edição das 10h53min de 9 de fevereiro de 2018

ANAIS

II SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UAEd/UFCG

A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL HOJE: PERSPECTIVAS EM CONTEXTO DE CRISE - 2017

A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO INTERFACES DO PROJETO UNICAMPO E DA POLÍTICA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO Geovânio Lima Batista; Maria do Socorro Silva

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO A PERSPECTIVA DAS FAMÍLIAS DE UM ASSENTAMENTO RURAL DO CARIRI PARAIBANO Wanessa Maciel Ferreira da Silva; Fernanda de Lourdes de Almeida Leal

A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE CAMPINENSE A ESCOLA NORMAL ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB (1955-1960) Pâmella Tamires Avelino de Sousa; Niédja Maria Ferreira de Lima

A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALUMBRAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAIBA IMPLICAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR. Aline Dionízio Leal; Antônio Lisboa Souza

A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (2011-2016) Roseane Rodrigues de Macedo; Prof.ª Dra. Andréia Ferreira da Silva

A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PNAIC Milene Trajano da Silva; Melânia Mendonça Rodrigues

APROPRIAÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE MEDIAÇÕES DOCENTES? Gilanda Almeida Nunes; Silvia Roberta da Mota Rocha

AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: NA PERSPECTIVA DO PROFESSORADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE FAGUNDES – PB Valeska Nogueira de Lima; André Augusto Diniz Lira

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE ESTUDANTES QUE USAM DROGAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR¹ Lais Santos Barbosa de Souza; LIRA, André Augusto Diniz Lira

CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADE DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mirtes Aparecida Almeida Sousa; Dr. Dorivaldo Alves Salustiano

CONCEPÇÕES DE DIVERSIDADES NA TERCEIRA VERSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eliane Fernandes Gadelha Alves; Dr. Dorivaldo Alves Salustiano

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MEDIAÇÃO DOCENTE: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) Laís Venâncio de Melo; Profª. Drª. Silvia Roberta da Mota Rocha

DIÁLOGOS ENTRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO POPULAR – CEPLAR E A LIGA CAMPONESA NA PARAÍBA (1960-1964): APONTAMENTOS PRELIMINARES Kelyana da Silva Lustosa; Maria do Socorro Silva

ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UM ESTUDO SOBRE A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB Naara Queiroz de Melo; Melânia Mendonça Rodrigues

GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB Maria Valquíria de Vasconcelos Cordeiro; Andreia Ferreira da Silva

LETRAMENTO LITERÁRIO DO/A FROFESSOR/A: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Valmira Lucia Matias Felipe

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E FAZERES DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA/PB Janice Anacleto Pereira dos Reis; Dra. Kátia Patrício Benevides Campos

O LETRAMENTO LITERÁRIO E VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INVESTIGAÇÃO E TRABALHO COLABORATIVO COM NARRATIVAS POR IMAGENS Danielle Gomes de Sousa; Prof. Dr. Luciênio de Macedo Teixeira; Profª Dra. Fabiana Ramos

O NOVO ALUNADO UNIVERSITÁRIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DA UFCG Lênio Assis de Barros; Prof. Dr. André Augusto Diniz Lira

POLÍTICA DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DOS NAPNEs Laís Salustiano da Silva; Niédja Maria Ferreira de Lima

POLÍTICA DE UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA EM CAMPINA GRANDE/PB (2014/2016) Kilma Wayne Silva de Sousa; Melânia Mendonça Rodrigues

POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY COMO ESTRATÉGIAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO POR RESULTADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA CEARENSE (2007-2016) Janaline Ferreira da Silva

REGULAÇÃO E FORMAÇÃO: O TRABALHO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE – PB Mônica Martins de Oliveira; Antônio Lisboa L. de Souza

RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR E DA ESCOLA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE Monique Pereira Gomes; Andréia Ferreira da Silva

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUPERVISORES EDUCACIONAIS DE CAMPINA GRANDE-PB SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Janaina Ferreira Regis; Prof. Dr. André Augusto Diniz Lira

TRAZENDO O TEXTO PARA A VIDA: OS EVENTOS ESCOLARES E AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO Ana Gabriella Dias Reis; Profa. Dra. Roziane Marinho Ribeiro